A parte editada que passou na TV mostra a jornada de uma mãe e sua filha indo pela fronteira com os Estrados Unidos e os obstáculos que nele encontra, representação da dura realidade da imigração.
Logo que a rede Fox pediu à companhia Lumber84 para modificar o comercial que apresentaria durante o Superbowl devido que fazia referencia direta ao muro prometido por Trump, a companhia decidiu colocar o na íntegra em sua página na web e televisionar apenas uma versão recortada de 90 segundos.
A parte editada que passou na TV mostra a jornada de uma mãe e sua filha indo pela fronteira com os Estrados Unidos e os obstáculos que nele encontra, representação da dura realidade da imigração.
Ao final mostra o link Jouney88.com, onde está hospedado a versão completa. A filmagem completa termina quando a família encontra um muro imponente na fronteira dos EUA.
Obstruindo a passagem, a mãe desaba em pranto, abraça sua filha e observa um raio de luz vindo de uma abertura na parede, uma enorme porta. A mãe e a filha empurram a porta e entram no país.
O comercial logo mostra um dos engenheiros do muro que dirigia pela estrada com ferramentas e madeira de construção na parte traseira de sua caminhonete, com as quais acabara de construir a porta, aparece junto a mensagem que diz: "La vontade de ter êxito é sempre bem-vinda". O comercial então fica ambiguo, pois recordamos que Trump havia mencionado que o muro teria uma grande porta.
Depois do anuncio no SuperBowl, o site da companhia entrou em colapso e explodiram uma série de polêmicas sobre o anuncio e sua possível censura. Porém, a companhia se apressou a esclarecer seu propósito.
"Temos que manter seguro os Estados Unidos"
Maggie Hardy Magerko, proprietária e CEO da companhia 84 Lumber, declarou à revista People que ela respalda a proposta do muro fronteiriço com o México, porém não teria a intenção de tomar uma posição política, que era somente publicidade emocional.
Disse que o anuncio reflete a ampla gama de reações à situação, incluindo elogios e críticas por parte dos defensores da imigração e os partidários do muro por igual.
"Os Estados Unidos tem que ser seguro, para que possamos ter a liberdade de nos expressar… O muro, creio que representa, para mim, a segurança. Gosto da segurança". E acrescentou: "Não se trata de mim ou apoio ao muro, se trata das pessoas… trata-las como dignidade e respeito… a porta grande e bonita na parede é para que a gente possa ver este país legalmente."
"A vontade de ter êxito é sempre bem-vinda"
O lançamento deste publicidade é parte dos planos da Lumber84 para abrir 20 novas lojas e contratar "centenas" de trabalhadores em 2017.
O anuncio chega no meio de uma debate nacional sobre a imigração e tensões diplomáticas com México para além da ordem executiva que proíbe temporariamente imigrantes procedentes de sete países, de maioria muçulmana que há gerado um descontentamento em amplos setores da população.