A Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) publicou na última sexta-feira, 21 de outubro, em resposta a essa afirmação uma carta de repúdio certeira que elucida como se dá a formação acadêmica em música no Brasil, além de se posicionar contra a MP 746/2016 e o governo golpista de Temer.
De acordo com a carta da ABEM, o Brasil possui mais de 150 cursos de licenciatura em música, cerca de 100 cursos de bacharelado e 17 programas de pós-graduação com cursos de mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado. Além disso, há um curso de licenciatura em música na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Estado do senador, desde 2002. Dessa forma, não tem como dizer que a música é uma área que não possui formação acadêmica própria.
Existe um desconhecimento popular com relação à formação acadêmica em música. Muitas pessoas se espantam quando descobrem que curso eu faço, por não saber que existe graduação em música; não é uma área que tem uma grande divulgação ou prestígio nas escolas, infelizmente. Porém, é inadmissível que o relator da comissão de reforma do Ensino Médio mostre tal desconhecimento.
A música ainda não é uma disciplina na escola pública, apesar de todo o esforço das últimas décadas. Embora a Lei 11.769/2008 determine a obrigatoriedade da música nas escolas, ela faz parte do conteúdo da disciplina de Arte junto com as outras três linguagens: artes visuais, dança e teatro. A polivalência - ter professoras/es que ensinam todas as artes - está longe de ser o ideal e lutamos para que a música torne-se uma disciplina, com docentes com formação específica. É um retrocesso muito grande precisar interromper essa batalha para lutar pela continuidade da disciplina de Arte no Ensino Médio. E é um absurdo precisar afirmar que a música possui formação acadêmica.
Além da carta de repúdio à declaração do senador Pedro Chaves, no dia 23 de setembro, um dia após a divulgação da MP, a ABEM publicou também uma nota se posicionando a respeito da mesma. Ela lembra que nas últimas décadas vinha se consolidando no Brasil uma educação democrática e com saberes direcionados à formação humana. A proposta de reforma do Ensino Médio é uma agressão à educação brasileira; um desrespeito a alunos, professores, pais, estudiosos da educação e à toda a sociedade.
As notas da ABEM podem ser conferidas nos seguintes links:
http://www.abemeducacaomusical.com.br/artsg2.asp?id=138
http://www.abemeducacaomusical.com.br/artsg2.asp?id=139
|