Redação
"O cliché mais usado sobre o coronavírus é que ameaça a todos da mesma forma. Isso não é verdade, nem médica nem economicamente, nem física nem psicologicamente. A Covid-19 exacerba as condições preexistentes de desigualdade. Mais cedo ou mais tarde, causará tormentas sociais, incluindo insurreições e (...)
André Barbieri
Trabalhadores tentam se equilibrar entre a ameaça do desemprego e do contágio pelo coronavírus.
O Covid-19 está mudando profundamente a situação internacional em múltiplas dimensões. Vários perigos ameaçam a classe trabalhadora, mas também várias oportunidades se abrem para um questionamento radical desse sistema que nos leva à (...)
Philippe Alcoy
Nesta quinta-feira, foram divulgados os dados semanais sobre pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos. Com 6,6 milhões de pedidos nos últimos 7 dias, chega a 16 milhões em apenas três semanas. No outro extremo, milhares de trabalhadores que são forçados a trabalhar em atividades não essenciais (...)
Com o estouro da pandemia do Coronavírus pelo mundo, a economia da Europa vê a aceleração das tendências deixadas pela crise de 2008 - nunca inteiramente resolvidas. A desaceleração do crescimento econômico no continente e as pressões políticas centrífugas ganham um novo nível com a atual crise, (...)
Caio Reis
Publicamos o texto de Esteban Mercatante, publicado originalmente no Ideas de Izquierda do La Izquierda Diario argentino.
Esteban Mercatante
À medida que o coronavírus provoca fechamentos ao redor do mundo, o capitalismo terá de se defrontar seu calcanhar de Aquiles: o enorme endividamento global.
Jerome Roos
Como parte do projeto multimídia do portal Esquerda Diário, também o Ideias de Esquerda agora contará semanalmente com vídeos e debates teóricos.
Para conter a crise, Mario Draghi, ex-presidente do Banco Central Europeu, convocou uma mobilização de recursos como se se tratasse de uma guerra. Socializar as perdas ou reorganizar a sociedade?
Pablo Anino
Iniciativa do Esquerda Diário e do Pão e Rosas, o programa busca discutir a luta das mulheres a partir de uma visão marxista revolucionária, baseada na luta de classes, com nosso feminismo socialista. A ideia é tratar de conceitos teóricos, mas também de política e atualidade, resgatando os principais (...)
O primeiro anúncio de demissões de uma grande empresa em virtude da crise do coronavírus é da IMC, cujas principais marcas são Viena, KFC, Pizza Hut e Frango Assado, além de outras. Querem que os trabalhadores paguem pela crise.
A pandemia do coronavírus está impondo cenários terríveis ao capitalismo mundialmente, uma conjuntura que pode não apenas nos arrastar para uma depressão global, mas também abrir a possibilidade de guerra.
Paula Bach
Publicamos abaixo a tradução de um artigo de Martin Wolf publicado no Financial Times que pode ser de interesse para nossos leitores pela sua análise, para além das suas conclusões, no qual ele anuncia uma dura depressão econômica e explica os pacotes de resgate dos diferentes (...)
Martin Wolf
As bolsas tiveram nesta segunda-feira um dos piores dias desde a crise de 2008. Apontam contra o coronavírus e a competição petroleira entre a Rússia e a Arábia Saudita. Mas isso só desmascara problemas de fundo.
O preço de um barril de petróleo caiu 30% em um dia, o maior colapso desde 1991 na Guerra do Golfo. O que explica a queda?
Ato unificado de todas as esferas do funcionalismo público está sendo chamado amanhã (14), em Porto Alegre, contra o pacotaço neoliberal de Eduardo Leite. O ato está sendo chamado para concentrar a partir das 13h30 em frente à sede do CPERS, no centro da capital, e vai caminhar em direção ao (...)
Redação Rio Grande do Sul
A renda dos mais pobres caiu 3,8%, enquanto a renda dos mais ricos aumentou 8,2%, resultado dos ajustes e o descarregamento da crise em cima da classe trabalhadora para que os capitalistas salvem seus lucros.
A desigualdade cresce no Brasil, e dados série de pesquisas da Pnad Contínua mostram que cerca de 104 milhões de brasileiros sobrevivem com renda mensal de cerca de R$ 413.