Juan Chingo
Documento sobre o panorama mundial a partir da guerra na Ucrânia, escrito a propósito da próxima Conferência do MRT.
André Barbieri
Como já publicamos em uma primeira parte, o Ideias de Esquerda entrevistou Giorgio Romano, Professor Associado na Universidade Federal do ABC (UFABC). Atua principalmente nos seguintes temas: Economia Política Internacional, Geopolítica da Energia, China, Política Externa Brasileira, Integração e (...)
Daphnae Helena
A divisão da atenção dos EUA em frentes distintas, com potências da magnitude da China e da Rússia, parece ser um trunfo precioso demais para ser abandonado por Xi.
Neste episódio de Espectro do Comunismo, André Barbieri, doutorando em Ciências Sociais pela UFRN e militante do MRT, faz uma análise teórico-política da figura de Xi-Jinping, presidente da China e autocrata máximo da burocracia do Partido Comunista (...)
Redação
A ideia de Xi de que o futuro chinês "c'est moi" podem mergulhar as aspirações imperiais do burocrata do PCCh no turbilhão da crise mundial.
O regime de Xi Jinping está combinando distintas manobras financeiras para salvar uma das empresas capitalistas mais importantes da China.
A crise não é apenas uma “oportunidade de regulação do setor”, como quer transmitir determinada opinião interessada, aparelhada com a propaganda da burocracia chinesa. Entretanto, é cedo demais para anunciar uma versão chinesa do Lehman Brothers, já que dificilmente o governo chinês aguardaria a crise (...)
Depois do fracasso no Afeganistão, Washington rapidamente fez as malas para tratar de negócios na nova área de concentração estratégica: o Indo-Pacífico. O objetivo, como não poderia deixar de ser, é concluir o “Pivô para a Ásia”, iniciado por Barack Obama, e buscar conter a ascensão da (...)
Xi Jinping, chefe da burocracia de Pequim, ligou o sinal de alerta convocando a atenção dos fatores de poder na China, e do mundo. A imprensa estrangeira se desdobrou para colorir sua mais recente prédica em nome da estabilidade social e política: o apelo à regulamentação dos altos salários e o (...)
A burocracia do PCCh não tem nenhum interesse na "paz" ou nas condições de vida da população afegã. Quer fazer negócios e preservar as condições de sua expansão política na Ásia, não importa se mediante a aliança com os fundamentalistas burgueses (...)
O grupo nacionalista islâmico Talibã conquistou 10 capitais no Afeganistão em uma semana. É um importante debilitamento do governo afegão em Cabul, diante da retirada das tropas do imperialismo estadunidense e das disputas com a (...)
Caio Rosa
O primeiro exercício militar interno ao território da China com participação russa indica a crescente aproximação entre Moscou e Pequim.
A administração Biden está forçada a encarar um país que apresenta um desafio nuclear de outro tipo: a China. Desde junho, especialistas descobriram mais de 200 silos de mísseis em construção nos remotos desertos ocidentais da China, nas províncias de Xinjiang e (...)
Com o leilão previsto para ocorrer no primeiro semestre deste ano, mas tendo sido postergado com alegações de lacunas na documentação entregue ao Tribunal de Contas da União pela Anatel e o Ministro de Comunicações, Fábio Faria, para lançamento do edital, as disputas em torno da implantação do 5G no (...)
João Salles
O escritor britânico Anthony Burgess narrava seu princípio acerca das celebrações: são algo como um festejo da memória, uma vez que lembrar de onde se veio é parte da concepção para onde se vai. Para o Partido Comunista Chinês, que comemora seu centenário de fundação, concluído em julho de 1921, a (...)
Hoje é o centenário do Partido Comunista Chinês, em meio a elevação de tom dos EUA e da UE com as cúpulas do G-7 e da OTAN. A atualidade da caracterização leninista da época imperialista de crises, guerras e revoluções se revela com enorme clareza nas disputas entre esses (...)
Apresentamos abaixo alguns dos principais artigos do Esquerda Diario sobre vários aspectos da atual situação política, econômica e social da grande potência oriental.
O 1º dia do Congresso do MRT pautou a enorme crise econômica e pandêmica que vem assolando o mundo, bem como analisou alguns dos principais fenômenos da luta de classes do último período para refletirmos as perspectivas para a classe trabalhadora emergir como um sujeito político que possa infligir no (...)
Centenas de manifestantes foram assassinados pela repressão no dia da principal demonstração militar dos golpistas de Mianmar. Um macabro espetáculo reacionário, prestigiado por Rússia, China, Índia e outros 4 países. Porém, cada funeral vira um ato político de milhares contra o (...)
Caio Reis