Internacional

ELEIÇÕES EUA

Xenófoba Marine Le Pen parabeniza "novo presidente" Trump

A líder da extrema direita na França, Marine Le Pen, parabenizou Donald Trump pela vitória na eleição presidencial dos EUA.

quarta-feira 9 de novembro| Edição do dia

"Parabéns ao novo presidente dos EUA Donald Trump e ao povo americano livre", disse Le Pen, em sua conta oficial no Twitter

Enquanto a maioria dos principais políticos franceses vinha criticando Trump durante a campanha eleitoral, o partido da extrema direita anti-imigrante Frente Nacional, de Le Pen, apoiou publicamente o candidato republicano. O partido de extrema direita também apoiou a decisão do Reino Unido de votar por sua saída da União Europeia,"Brexit", em junho, e defende um plebiscito similar na França.

Como dissemos aqui, Depois da crise dos refugiados em 2015, o triunfo da política abertamente xenófoba e racista de Trump alenta a posição da extrema direita na Europa, cujos partidos xenófobos foram os que mais tiraram proveito da degradação da democracia burguesa e do questionamento ao sistema político. Na Áustria, a extrema direita do FPÖ (Partido Liberal da Áustria) ficou a poucos votos de vencer as eleições presidenciais neste ano; a xenófoba AfD (Alternativa pela Alemanha) vem ganhando os votos da direita de Merkel, e Marine Le Pen é a favorita para as presidenciais na França no ano que vem.




Tópicos relacionados

França   /    Eleições Estados Unidos   /    Internacional

Comentários

Comentar