×

COM A PALAVRA, MULHERES E LGBT | Vozes do Encontro de Mulheres e LGBT do Pão e Rosas

Emocionantes comentários e impressões das participantes do Encontro do Pão e Rosas.

segunda-feira 31 de agosto de 2015 | 13:57

"A fúria e a revolta se transformaram em uma explosão de energia e vontade de lutar"
É difícil descrever todas as emoções que me tomaram durante o encontro de Mulheres e LGBT’s organizado pelo pão e Rosas. Inúmeras vezes a fúria e a raiva tomaram conta de mim durante as declarações das situações vividas por companheirxs, como por exemplo a de uma professora que se indignou com o fato de alguns professores da escola portarem vídeos pornográficos de alunas que foram parar na internet, ou da declaração de uma recente trans que se revolta com a atitudes de psiquiatras que precisam diagnosticar um ridículo e preconceituoso transtorno de identidade de gênero para atestar a necessidade da cirurgia para a alteração biológica de sexo, entre outras situações vividas por companheirxs nessa sociedade machista, racista e LGBTfóbica. Mas, a fúria e a revolta se transformaram em uma explosão de energia e vontade de lutar, ver as possibilidades e progressos como os do PTS na Argentina e tambem os avanços diários de Mulheres e LGBT’s que exercem no dia a dia o papel de educadorxs dentro de suas família e comunidades, compreender e testemunhar a abertura que xs trabalhadorxs possuem para colocar suas demandas em pauta, reconhecer o empenho da organização e o avanço de uma terceira via revolucionária que coloca trabalharxs como protagonistas de suas vidas e lutas, que não vai ceder a pressão capitalista e defenderá até o fim os direitos das mulheres e LGBT’s para assim alcançarmos uma sociedade mais justa, perceber o quanto a unificação da luta entre mulheres e LGBT’s nos fortalece, renovou com sobra as energias para enfrentar o que está por vir, e trouxe a esperança e expectativa de muitas mudanças positivas no avanço de nossa lutas.
Ontem foi dia de reunir as forças e energias e lembrar a todxs nós que a nossa força é enorme e que não permitiremos que a opressão nos cale ou nos enfraqueça.
Sei que não será fácil, mas encontros como esse preparam nossos corações para enfrentarmos todas as batalhas. Voltei para Contagem renovada e agradeço ao Pao e Rosas e a todxs companheirxs presentes pela experiência inesquecível.
Fran, professora de Contagem, Minas Gerais

"Foi uma luz no fim do túnel por saber que ainda há quem lute"
Tudo isso é bem novo pra mim. Nunca fui "politizada". Então quando me deparo com certos fatos fico chocada, como por exemplo o fato de algumas pessoas terem perdido seus empregos por participarem da greve, ou mulheres assediadas que não encontraram justiça, as lésbicas que não recebem atendimento médico, e ainda o que pra mim é inconcebível: violência doméstica.
Tendo em vista tudo isso, é um misto de angústia por saber que realmente acontece, mas uma luz no fim do túnel por saber que não desistiram e ainda há quem lute. Foram testemunhos que me fizeram refletir o quanto tem gente sofrendo pra sobreviver com liberdade. São cheias de deveres e vazias de direitos. Só lutando pra conseguir... Me senti inspirada por algumas.
Ellen Felício, estudante de Pedagogia da Unesp/ Marília

"O Encontro mostrou que há solidariedade e companheirismo"
Foi magnifico ver a atuação do paes e rosas tanto aqui, quanto em outros lugares, ver que mulheres e LGBT estao ganhando espaço cada vez mais.
Foi otimo ver que nós nao estamos sozinhas, coisas que as vezes esqueco no dia-a-dia e o encontro, alem de lebrar que estamos avançando, lembra que há solidariedade, companheirismo. La abriu um espaço que muitas vezes nao temos, por nao poder discutir certos assuntos no meio omde vivemos ou com quem vivemos. Mostra que devemos estar unidas, pq só assim, juntas, conseguiremos mudar algo. Mexeu com uma, mexeu com TODAS!!
Ariel, secundarista em Duque de Caxias - RJ

"Me compadeci com a situação dos LGBT, é muito pior o que sofrem"
Participei do encontro de mulheres e LGBT do Pão e Rosas. Apreciei a forma como foram conduzidos os debates e apresentação da mesa e dos participantes.
E pude concluir que as mulheres tem sim muito a conquistar.
Que a violência e a discriminação são bastante visíveis ou ainda sutil em algubs pontos. Que o machismo implantado nas sociedades do planeta massacram as mulheres, sejam brancas, negras, índias orientais, enfim.
Porem me compadeci com a situação dos LGBT.
É muito, mas é muito pior. E piora a cada item mencionado.
Se é pobre
Se é não letrado
Se é negro
Se é gordo ou magro.
E por ai vai.
Por esse motivo gostaria que fosse aberto um debate exclusivamente para LGBT. Com amplitude e participação de jovens estudades, homens e mulheres.
Que a sociedade seja plurativa e aceite todos como iguais.
Eu nunca tinha participado de um debate assim. E muito me surpreendeu as condições que essas pessoas tem que entrentar a todo momento para sobreviver.
Eliana Silva, metroviaria

"No Encontro vislumbramos uma força de mudança gerada por todas nós ali"
Creio que o mais importante nesse tipo de evento, é que as pessoas que se sentem oprimidas e desvalorizadas como cidadãs e - pior - como seres humanos, encontram um espaço em que se sentem seguras, pois vislumbram uma força de mudança gerada por todos nós ali.
Cada experiência relatada, cada dificuldade exposta deixaram muito clara a necessidade de que essa força não se abata. É o caso de uma formiguinha que ao ferroar o inimigo causa-lhe apenas um breve incômodo. Mas junte-se a ela todas as companheiras, e o inimigo vai ao chão."
Sandra Regina de Gouveia, professora aposentada

"Foi lindo ver várias mulheres e LGBT no Encontro"
Achei todo o encontro importante, agr eu queria destacar duas coisas:
1)os depoimentos de alguns professores e uma fala de uma aluna q participou pela primeira vez q diz sobre a ida dela ao psicologo onde ela achou q fosse se sentir bem e acabou sendo ameacada pelo cara dizendo q ela tinha q gostar mesmo de homens.
2)como Lgbt queria destacar uma parte da fala da Virginia sobre a importancia de reforcar a campanha pela aprovacao do projeto de lei joao w nery
Foi lindo msm ver varias mulheres e lgbts no encontro, grupos de discussão com temas variados,campanha de apoio a Gisela, festa de confraternização no final, varios depoimentos e o debate politico sobre a atual conjuntura..
Fabiane Almeida (Nane), aluna do NEJA do Colégio Estadual Santos Dias em São Gonçalo - RJ

"No Encontro é onde nós podemos se expressar e falar das injustiças"
Sempre gosto dos encontros. Onde nós podemos se expressar e falar das injustiça, homofobia contra os LGBT, negros, muito bom!
Vilma Maria, trabalhadora do bandejão da USP

"Estar ao lado de mulheres como ontem me dá muita energia pra lutar"
Eu simplesmente adorei! Pena que não pude ficar pra confraternizar, mas eu achei o encontro espetacular! Muito informativo e incentivador, a ideia dos grupos foi ótima, muitas experiências e ideias foram compartilhadas, eu sai de lá com os pensamentos aflorados! Eu sempre me toco muito com temas relacionados à mulheres, LGBTs, negros e afins, mas tenho uma particularidade muito forte com temas LGBT e negros, acho que por serem o que eu tenho mais contato e o que mais presenciei, me colocando a frente algumas vezes.. minha mãe, que é negra, me contava (e conta ainda) cada coisa que já teve que suportar, que meu sangue ferve.. é como tenho muitos amigos LGBTs, não gosto nem de imaginar que ele possam sofrer qualquer preconceito, que isso já me machuca! Eu não suporto ver injustiças, preconceitos, diferenças, humilhações, machismo nem nada assim com ninguém, especialmente nós mulheres. Tudo que foi discutido lá são situações a serem combatidas e quanto mais mulheres e pessoas unidas, mais chance temos! Infelizmente, na maioria dos meus círculos de amizade, não tenho muitas oportunidade conversar sobre certos assuntos pois as pessoas não se abrem para isso, logo, nem de participar de encontros como este, sou grata pelas oportunidades que as meninas estão me dando ao me convidar para os eventos, pois percebo que estar ao lado de mulheres como ontem, me dá muita energia e motivação para lutar, elas têm minha admiração e as tomo como exemplo!
Dai Martins, trabalhadora terceirizada da Prefeitura de São Paulo

"Pudemos dar voz a muitas mulheres para construir uma nova sociedade"
Achei muito produtivo esse encontro, discussões riquíssimas, muita diversidade e participação das pessoas que vieram. Não imaginei que reuniria tantas pessoas e me surpreendi com a quantidade. Foi um marco para mim estar ao lado de tantas vivências e poder ver tantas expressões de lutas e sofrimentos. Acredito que pudemos dar voz a muitas e a partir dai construir juntas uma nova sociedade com menos violência e preconceitos. Sarau tb me encantou, apresentações densas e tocantes. Parabéns a todos que participaram e espero ansiosa pelo próximo.
Samantha Queiroz, trabalhadora do Hospital Universitário da USP

"Saímos do Encontro muito fortalecidos sabendo que não estamos sozinhos"
Foi muito emocionante participar do encontro de Mulheres e LGBT promovido pelo Pão e Rosas e perceber que existem tantas mulheres, tantos LGBT que com muita força e coragem estão dispostos a lutar por igualdade de direitos e por uma sociedade mais justa, livre de opressões! Tenho certeza que saímos do encontro muito fortalecidos sabendo que não estamos sozinhos, que a minha luta não é só minha. Para mim a lição que fica desse encontro é a de que juntos somos mais fortes; só com a união dos setores oprimidos é que conseguiremos nos fazer ouvir e ter sucesso na luta por nossa emancipação.
Carla Carvalho, metroviária

"Somente a luta e a organização nos fará sonhar com a liberdade de poder ser quem realmente somos"
Eu agradeço o convite para que eu finalmente conhecesse Pão e Rosa. Achei muito interessante as falas ,propostas e bandeiras.Me emocionei com os diferentes relatos de pessoas que são oprimidas por diferentes questões e posicionamentos que fogem aos padrões. Somente a luta e a organização nos fará pensarmos que é possível sonharmos com a liberdade de poder viver e ser quem realmente somos.
Telia Lopes, professora da Zona Norte de São Paulo

"A importância da entrada do MRT no PSOL é para que se possa tornar real esta guinada à esquerda"
O espaço organizado,pelo grupo Pão e Rosas,de debate e luta contra a opressão da mulher e dos lgbt’s foi fundamental e o encontro que ali foi realizado neste último final de semana foi um momento histórico de fortalecimento e resposta para os ataques que estes dois grupos sempre sofreram,um grito de BASTA E ABAIXO:ao sexismo,a homofobia,transfobia e toda opressão sofrida.
Para contribuir no debate estavam estudantes universitárias e secundaristas,trabalhadoras tercerizadas,a deputada federal Myriam Bregman. Ao longo de toda conversa,vivência e exposição podemos perceber a importância de um amadurecimento na atual alternativa de esquerda,para que a direita não tome espaço e surja como uma fuga,uma saída deste governo que cada vez mais se mostra desgastado. Por isso a importância da entrada do MRT no PSOL,para que se possa tornar real está guinada à esquerda que defendemos e isso só vamos conseguir atráves da luta,da organização de base,do entendimento de que juntos podemos caminhar para um rumo melhor,talvez mais vermelho.
Yan dos Anjos, estudante Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

"É uma honra construir com o Pão e Rosas"
Queridas camaradas! O encontro foi pra mim um passo importante na luta, cheio de emoção com mulheres e LGBT´s trocando experiência e o mais concreto querendo achar saídas para tudo que nos oprime e nos explora! Particularmente é uma honra construir com o Pão e Rosas. Temos que por em prática as propostas e lutar com mais força ainda daqui pra frente. Um agradecimento especial não só pra um ou outra e sim pra todas e todos que estiveram nesse encontro inesquecível!
Andréia Pires, operária demitida da JBS

"Pra que algo aconteça é preciso atitudes como essa do Encontro"
Sobre o Encontro de Mulheres e LGBT, achei uma iniciativa de extrema importância para incentivar as mulheres, negros e LGBTs a continuarem suas lutas diárias contra a opressão, machismo, racismo e tantas outras fobias frequentes em nossas vidas, e o mais importante, saber que não estamos sozinhas nisso. Acredito que muitas coisas precisam ser mudadas, mas para que algo aconteça é preciso de atitudes como essa do encontro para alcançar uma melhoria concreta . Juntas somos mais fortes! Essa é a mensagem que levo do encontro.
Paula Santos




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias