Internacional

CHILE

Votação nos Correios do Chile: Greve nacional está vencendo.

Nesta sexta-feira acontece a votação da greve dos carteiros da empresa estatal de correios e, segundo informações dos próprios trabalhadores, o voto pela greve nacional está vencendo.

sexta-feira 29 de julho de 2016| Edição do dia

Na quinta-feira (28), o Sindicado de Operadores Postais (SOP) da estatal Correos Chile votou pela greve com 96% de aprovação, motivando fortemente todos os outros trabalhadores do setor postal.

Durante a manhã de hoje houve votação em diferentes lugares do país nos departamentos de carteiros agrupados no Sindicato Nacional de Carteiros (Sinacar) e Sintech (Sindicato Nacional). Até agora, o voto pela greve nacional estaria ganhando na histórica empresa estatal.

Segundo informações enviadas pelos trabalhadores dos correios, a greve já foi aprovada em Osorno, Curacaví, Quellón, Valdivia, Lautaro, Molina, Cerrillos-Padre Hurtado, Lo Prado, Talagante, Isla de Maipo, El Monte, CDP 40 de la Florida, CDO 41 Puente Alto, San Antonio, Viña Del Mar, Coronel, Punta Arenas e entre outras localidades do país.

No caso dos operadores postais, suas principais demandas são “Bônus Término do Conflito” de 1.000.000 de pesos chilenos (aprox. R$5.000), permanência do artigo 50 de gratificação mensal (que a empresa quer retirar), aumento do salário base e negociação de dois anos. Enquanto que as demandas mais importantes dos carteiros são: o pagamento íntegro dos anos de serviço, bônus de antiguidade e aumento da renda variável.

Além disso, ambos os setores estão unidos na demanda pelo perdão da dívida de 1.000.000 de pesos, cifra que representa o suposto “bônus término de conflito” da grave de 2013, que terminou sendo um empréstimo enganoso contra os trabalhadores. As votações continuarão durante toda a sexta-feira e os resultados são esperados com expectativa por todo o país.


“Os salários são na Correos Chile é uma estupidez.”
“Os direitos são tomados e não solicitados; são arrancados e não mendigados. Comuna de Renca em Greve 2016”


“Sim a Greve – CDP 28/51”


“indicadores. Semana 33. 17 a 21 de agosto. CDP 7/8. Todos em greve! Neste 29 de julho”.


“Não + abusos nos Correos Chile”


“Greve – Valdivia”


“Comuna de Lautaro vota pela greve. Patty, Julio, Pablo, Pato, Rene”.




Tópicos relacionados

Chile   /    Internacional

Comentários

Comentar