×

Bolsonaro e neonazistas | “Vocês são a razão de existência do meu mandato”, diz Bolsonaro sobre neonazistas em 2004

Pesquisadora, antropóloga Adriana Dias, encontrou uma carta de Bolsonaro que foi publicada em sites neonazistas em 2004.

quinta-feira 29 de julho de 2021 | Edição do dia

Imagem: Agência Brasil

A antropóloga Adriana Dias, que pesquisa a movimentação de grupos neonazistas há 20 anos, encontrou em seus matérias de pesquisa, armazenado em Campinas, a impressão feita por ela em 2006, de um site neonazista.

A professora da UNICAMP já imprimiu milhares de páginas de sites neonazistas em língua portuguesa, antes de derruba-los. Ao encontrar esse tipo de site, ela comunica aos provedores para que seja retirado do ar. No entando, ela imprime as páginas dos sites antes.

Foi, ao revistar um desses antigos materiais que a pesquisadora encontrou a carta de Bolsonaro. “Eu abri em uma página aleatória e ali estava o nome de Jair Bolsonaro”, disse a antropóloga.

Adriana encontrou três sites neonazistas que mostram um banner com uma foto e uma carta de Bolsonaro.

Banner com imagem de Bolsonaro no site neonazista Econac em 2004. Imagem: Reprodução/Web Archive

Na carta ele afirma: "Ao término de mais um ano de trabalho, dirijo-me aos prezados internautas com o propósito de desejar-lhes felicidades por ocasião das datas festivas que se aproximam, votos ostensivos aos familiares”.

No parágrafo seguinte ele continua se referindo a seus apoiadores neonazistas:
"Todo retorno que tenho dos comunicados se transforma em estímulo ao meu trabalho. Vocês são a razão da existência do meu mandato.”

Carta assinada por Jair Bolsonaro, em 2004, publicada pelo site neonazista Econac. Imagem: Reprodução/Web Archive

Há pelo menos duas décadas Bolsonaro mantém relações próximas com grupos neonazistas. Bolsonaro e sua proximidade com o nazismo é frequente. Em 2020, o seu ex-secretario especial da cultura Roberto Alvim, fez discurso copiando o nazista Joseph Goebbels. O presidente também já tirou foto com um sósia de Hitler.

Já foram várias as referências ao nazismo feitas por Bolsonaro. A última foi o encontro, na semana passada, de Bolsonaro com a deputada alemã de extrema-direita neonazista, que é neta do Ministro das Finanças de Hitler, responsável por confiscar propriedades de judeus.

Leia mais sobre isso: Bolsonaro se reúne com nazista neta de Ministro de Hitler e recebe elogios

Segundo o site The Intercept, não foi possível saber se Bolsonaro enviou a carta em 2004, via gabinete em Brasília, apenas para os administradores dos sites neonazistas. Mas segundo a Adriana Dias, a mensagem não foi publicada em canto nenhum da internet além dessas páginas.

Pode te interessar: Vídeo de trotskistas combatendo nazistas e bolsonaristas nas ruas em 2011 viraliza




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias