Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Vladimir Safatle: “Hoje vejo que experiências como Podemos e Syriza tiveram um resultado deplorável”

Diana Assunção

Imagem: Isadora de Lima Romera | @garatujas.isa

Vladimir Safatle: “Hoje vejo que experiências como Podemos e Syriza tiveram um resultado deplorável”

Diana Assunção

Nesta quarta entrevista o Esquerda em Debate contou com a presença de Vladimir Safatle, professor livre-docente de Filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).

Esquerda em Debate é uma iniciativa do Esquerda Diário e do suplemento teórico Ideias de Esquerda para aprofundar o debate dos setores que veem que, para combater o governo Bolsonaro e a extrema-direita, é preciso se colocar criticamente à diluição, agora oficializada, do PSOL na chapa Lula-Alckmin e em Federação com a Rede Sustentabilidade de Marina Silva financiada pelo Itaú, pensando quais os caminhos e tarefas da esquerda hoje no Brasil.

Nesta entrevista, Diana Assunção e Vladimir Safatle iniciam o debate fazendo uma análise da conjuntura internacional trazendo os processos de luta de classes que vem acontecendo pelo mundo, com ênfase na América Latina, e qual programa deve ser apresentado para que esses processos avancem favoravelmente a classe trabalhadora. Ainda no campo do debate internacional, a discussão passou por um breve balanço do que foram experiências como foi o Syriza na Grécia e o Podemos na Espanha.

O debate seguiu pelo tema nacional também refletindo sobre a questão de qual programa é necessário para os trabalhadores e o papel que a esquerda e os sindicatos devem cumprir na luta por esse programa. Também foi debatido sobre a atual política do PSOL e o que a esquerda deve fazer para não sucumbir à conciliação de classe e derrotar a extrema-direita, analisando o que foram as experiências com os governos PT, como por exemplo o que significou as Jornadas de Junho de 2013.


veja todos os artigos desta edição
CATEGORÍAS

[Esquerda em debate]   /   [Chapa Lula-Alckmin]   /   [Federação PSOL-REDE]   /   [Lula]   /   [Podemos]   /   [PSOL]   /   [Debates na esquerda]   /   [Syriza na Grécia]   /   [Esquerda]

Diana Assunção

São Paulo | @dianaassuncaoED
Comentários