Mundo Operário

BRUMADINHO

Vítima de Mariana é morto no rompimento da barragem de Brumadinho

sexta-feira 1º de fevereiro| Edição do dia

O soldador Erídio Dias, morto no rompimento da barragem em Brumadinho, também foi vítima do desastre de Mariana, desastre ambiental em que 19 pessoas foram encontradas mortas. A Samarco, empresa de propriedade da Vale junto da BHP Billiton, responsável pela barragem, saiu impune após a tragédia.

A família de Erídio Dias vive esse momento de tristeza. O funcionário era encaminhado pela empresa para trabalhar em distintas regiões. No desastre de Mariana, ele havia escapado por pouco ao sair para almoçar longe da barragem, mas perdeu amigos dentre seus colegas de trabalho.

A Vale, considerando que vidas não tem mais que um valor de custo, está indenizando famílias com um valor de 100 mil, mas não será capaz de reparar essa tragédia. Lucrou R$ 320 bilhões desde sua privatização e segue ceifando vidas de trabalhadores e da população da região.

É chocante a desgraça que a Vale, junto aos governos que a privatizaram, desde FHC passando pelos do PT, trouxeram a essas famílias, além do rastro de destruição ambiental irreparável.

Não bastasse essa situação, os irmãos de Erídio se depararam com uma grande desorganização da Vale para entregar o valor prometido aos familiares. Enquanto estavam na fila de recebimento, ainda incrédulos com a morte do irmão, foram informados que deveriam retornar a Brumadinho para cadastramento.

EDITORIAL: Pela re-estatização da Vale sob gestão dos trabalhadores e controle popular, para enfrentar a mineração predatória

"Mariana, Brumadinho: basta de tragédias capitalistas! Não podemos mais aceitar, nossas vidas valem mais que os lucros deles. É urgente lutar pela reestatização da Vale, sem nenhuma indenização a esses parasitas que lucram com as riquezas do país. É preciso colocar uma Vale reestatizada sob gestão de seus trabalhadores e de especialistas do meio ambiente, com controle popular para garantir as mais seguras práticas de mineração e trabalho e para que estas grandes fortunas do subsolo do país sirvam aos interesses do povo brasileiro, garantindo saúde, educação, moradia a milhões de pessoas com estas vastas riquezas.’’




Tópicos relacionados

Brumadinho    /    Tragédia Mariana   /    Belo Horizonte   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar