×

ECONOMIA EM QUEDA | Vendas de Natal caem, PIB segue em queda e Temer diz que está tudo bem

O Relatório de Mercado Focus desta semana indicou leve piora nas projeções de atividade para 2016 e para 2017. Pelo documento divulgado nesta segunda-feira, 26, a mediana para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2016 passou de uma retração de 3,48% para uma queda de 3,49%. Há um mês, a perspectiva era de recuo também de 3,49%.

segunda-feira 26 de dezembro de 2016 | Edição do dia

Foto: Filipe Araujo/AE

Há duas semanas, o Banco Central informou que seu índice de atividade (IBC-Br) recuou 0,48% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal. Em relação ao mesmo mês de 2015, o indicador desabou 5,28%, na série sem ajuste. Em comunicações recentes, o próprio BC citou uma atividade econômica aquém do esperado.

Para 2017, o Focus mostra que a percepção piorou. O mercado prevê para o País um crescimento de 0,50% no próximo ano, abaixo do 0,58% projetado uma semana antes. Há um mês, a expectativa era de 0,98%. Em suas projeções, o Ministério da Fazenda trabalha com a estimativa de crescimento de 1,00% para o próximo ano.

O Natal também serviu para medir o desenvolvimento da crise. Enquanto Michel Temer interrompeu a ceia das famílias para listar seus ataques e fazer demagogia de que tudo estaria caminhando bem, as vendas em lojas de shopping caíram 3% no Natal de 2016 na comparação com igual período do ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop). O desempenho foi apurado por meio de pesquisa feita com 150 empresas de varejo associadas à entidade.

A Alshop considera que as famílias gastaram menos neste Natal em meio a uma restrição no acesso ao crédito, taxas de juros elevadas e desemprego. Segundo constatou a entidade com base em dados do SPC Brasil, o gasto médio dos brasileiros com presentes de Natal caiu cerca de 5% este ano ante 2015. A Associação apresentou números da evolução histórica das vendas em shoppings desde 2004 e, segundo os dados da entidade, o ano de 2016 é o primeiro desde então em que o setor registrou queda de vendas em termos nominais.

Além dessa retração apontada, de acordo com as três principais pesquisas mensais do IBGE, de um total de 50 segmentos dos setores de serviços, comércio e indústria, apenas 5 apresentaram números positivos em produção ou vendas no acumulado do ano até outubro, quando se teve disponibilizados os últimos dados.

Os resultados na economia mostram que enquanto Michel Temer diz que seu governo golpista está recuperando a economia a base de ataques aos direitos trabalhistas e afirma que tudo segue bem, os trabalhadores e a juventude seguem sentindo em suas costas o descarregar da crise, amargando mais desemprego, menos poder de compra, e vendo seus direitos serem rifados em troca de manter o lucro de banqueiros e empresários, além de ver os políticos aumentando seus próprios salários, como tem feito os vereadores de São Paulo e Belo Horizonte.


Temas

Economia



Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias