×

Encontro Nacional da Faísca | Veja segunda mesa do Encontro Nacional da Juventude Faísca: “Reforma ou revolução: Trotskismo como arma para juventude no Brasil de Bolsonaro”

A programação de hoje contará com a mesa "A atualidade da Revolução Permanente no século XXI" com Letícia Parks e Diana Assunção. A tarde, ocorrerá a plenária final "Os desafios da Revolução Internacional e da Juventude"

sábado 11 de dezembro de 2021 | Edição do dia

O Encontro Nacional da Juventude Faísca: “Reforma ou revolução: Trotskismo como arma para juventude no Brasil de Bolsonaro” adentra no seu segundo dia.

Após a abertura ontem onde ocorreu a mesa "Crise capitalista: Reforma ou Revolução?" com jovens do Brasil todo.

O dia de hoje começou com a mesa "A atualidade da Revolução Permanente no século XXI" com Letícia Parks e Diana Assunção. A mesa pode ser assistida aqui:

Letícia começou pegando como o marxismo sempre esteve ligado a questão internacional, pegando como esse elemento aparecia no pensamento dos marxistas e também as histórias de fundação das Internacionais.

Pegou também como a questão da luta negra e dos povos coloniais já estava presente no pensamento do Marx e Engels, passando por Lenin e também Trótski, mostrando como também as internacionais conseguiram se enraizar nas massas negras dos povos coloniais oprimidos. Discutiu também como que a Revolução Permanente, ao colocar que as tarefas democráticas - como a questão negra - só podem ser resolvidas pelo revolução proletária é a única teoria que oferecer uma real emancipação às massas negras.

Para finalizar reivindicou a história de T. W. Thibedi, revolucionário sul-africano que enfrentou as traições da social-democracia na segunda internacional e do stalinismo e se uniu as fileiras da IV Internacional.

Já Diana em sua fala explicou a formulação da Teoria da Revolução Permanente desde os escritos de Marx, mostrando também as leis e teses da sua versão final elaborada por Leon Trótski, desenvolvendo também sobre seu legado e a coragem e perseverança dos militantes que estiveram levando a frente esse legado.

Continuou mostrando as bases de ascensão da burocracia stalinista, como esse se alimentava das derrotas e representou a deturpação do marxismo. Nesse sentido, explicou também como a teoria Socialismo em um Só País é diametralmente oposta à Teoria da Revolução Permanente.

Para finalizar, colocou como a Teoria da Revolução Permanente se liga intimamente as questões da luta das mulheres e também sobre o profundo sentido comunista da luta revolucionária do trotskismo.

Após as duas mesas inspiradoras, ocorrerá a plenária final "Os desafios da Revolução Internacional e da Juventude".




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias