×

TRIBUNA ABERTA | Vandalismo é destruir o Maior Mural de Grafite da América Latina!

Reproduzimos nota enviada pelo Coletivo Hip-Hop Militante O3, em repúdio às ações de João Dória em São Paulo.

quinta-feira 26 de janeiro de 2017 | Edição do dia

Nas últimas semanas, o prefeito playboy João Vândalo Dória resolveu que iria apagar a maior parte dos grafites da capital de SP através do seu programa "Cidade Limpa". Inicialmente este programa iria apagar somente pichações, mas não sabemos o que este playboy entende por pichação. Está sendo apagado, dia após dia, com uma tinta cinza, o maior mural de Graffiti da América Latina (são 5,4 quilômetros seguidos de grafites). A Secretaria de Cultura afirmou que apenas 8 muros (dos 74) serão mantidos. Ainda segundo a secretaria, os grafites estão sendo tirados por estarem "degradados" e coberto por pichações. Mas basta ver as fotos e vídeos postados na internet para ver lindas obras ainda intactas sendo apagas pelo cinza do prefeito. É um verdadeiro vandalismo!

O Grafite é uma arte, assim como os outros elementos do Hip-Hop. O que está acontecendo em São Paulo é um crime ao patrimônio artístico internacional, pois o mural da Avenida 23 de maio é conhecido mundialmente, com obras de diversos artistas do mundo todo. Foram mais de 200 artistas que fizeram as pinturas, e teve um custo total para prefeitura de 1 milhão de reais, que está sendo jogado fora por este playboy. Mas para João Dória, "Cidade Linda" é Cidade Cinza, sem as cores dos grafites e suas lindas mensagens.

Isso só acontece por que a classe à qual pertence João Dória não tolera a nossa cultura. Filho de milionários herdeiros diretos de senhores de escravos, Dória é um burguês nato, educado pelos melhores criados e professores da França durante o exílio de seu pai da ditadura militar. Filiado ao PSDB há muitos anos, foi secretário do antigo prefeito Mario Covas. Ao contrário do que ele mesmo disse em sua campanha, Dória sempre foi ligado à política, dando apoios financeiros ao seu partido e candidatos, para depois cobrar a conta com licitações milionárias de terceirização em todo setor público paulista (As empresas do playboy comandam a maior parte dos contratos de terceirização do governo estatal).

Com todo este currículo burguês, João Dória faz jus a sua classe e extermina a nossa cultura, a cultura negra nascida nas ruas, paredes e trens do bairro do Bronx em Nova York. Mata a cultura nascida no largo do metrô São Bento, onde o Hip-Hop paulista nasceu, onde Os Gêmeos se criaram e que hoje grafitam o mundo todo. Não é somente o Grafite que perde com isso, mas todo o Hip-Hop paulista, brasileiro e mundial. Vândalo com certeza é este prefeito playboy, que apaga lindas obras de arte criadas pela Cultura Hip-Hop.

Para nós do O3 é inaceitável que este tipo de ação aconteça. É inaceitável que o maior mural de grafite da América Latina seja apagado. Por isso chamamos o Movimento Hip-Hop Paulista pra ir às ruas e barrar esse crime cometido pela prefeitura de São Paulo. Rappers, B-Boys, B-Girls e Grafiteiros(as): vamos mostrar pra esse playboy que o Hip-Hop não é moleque!

Queremos levar as seguintes reivindicações para a Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo:

  •  Imediata suspensão de todas as pinturas que estão sendo feitas nos grafites;
  •  Convidar todos os artistas que tiveram suas obras apagadas para serem pintadas novamente (novas obras também são bem vindas);
  •  Levantamento junto ao Movimento Hip-Hop de todos os grafites degradados para que sejam refeitos por seus autores. Caso os autores não sejam encontrados, que novos artistas sejam chamados.

    Viva à Cultura Hip-Hop!
    Fora João Vândalo Dória!

    Fontes dos dados:
    http://www.saopaulo.com.br/sao-paulo-tem-o-maior-corredor-de-grafite-da-america-latina/
    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2017/01/1852162-doria-passa-tinta-cinza-e-apaga-grafites-da-avenida-23-de-maio.shtml




  • Comentários

    Deixar Comentário


    Destacados del día

    Últimas noticias