Juventude

FESTIVAL AMANHECER CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

[VÍDEO]Juventude carioca ocupa a Praça XV contra a redução da maioridade penal

terça-feira 16 de junho de 2015| Edição do dia

No último domingo 14/06 aconteceu na Praça XV o Festival Amanhecer. Durante 12 horas, milhares de jovens cariocas ocuparam os espaços da praça XV no centro do Rio de Janeiro. Com o slogan #reduçãonãoésolução a iniciativa tem por objetivo protestar contra o PEC da redução da maioridade penal que será votada no dia 30 de junho.

Carolina Cacau, estudante de Serviço Social da UERJ e militante da Juventude Às Ruas, declarou que "o Estado escolhe votar uma lei que criminaliza a juventude que está sendo precarizada dentro das escolas públicas, a juventude que está sofrendo as piores condições de moradia, que sofre com a repressão polícial das UPP dentro das favelas. É necessário construir uma grande campanha contra a redução da maioridade penal, porque a juventude precisa viver, precisa ter acesso à cultura, acesso à arte, ao esporte, precisa ter acesso à educação. O lugar da juventude não é nas cadeias. Queremos que os jovens negros e pobres se formem nas universidades para produzir conhecimento para a classe trabalhadora."

Durante o festival, Esquerda Diário conversou com vários dos presentes, incluído o deputado Marcelo Freixo do PSOl e artistas como Guuh Mix do coletivo OPM e Flávio Ultra de Antiéticos. Confira as entrevistas no seguinte vídeo:




Tópicos relacionados

Maioridade Penal   /    Rio de Janeiro   /    Juventude

Comentários

Comentar