Sociedade

REVOLUÇÃO HAITIANA

VÍDEO| Assista trechos do debate "Revolução Haitiana e a questão negra no Brasil" na UNICAMP

Na semana do 13 de maio, e no mês de luta decisiva sobre a implementação de cotas na Unicamp, o seminário impulsionado pela revista Ideias De Esquerda recupera a Revolução Haitiana para combater a "falsa abolição", o mito de que a escravidão acabou como uma benesse das elites.

sexta-feira 12 de maio| Edição do dia

O resgate do evento histórico memorável que foi a revolução Haitiana no seminário se ligou aos problemas de racismo estrutural da sociedade brasileira desde o genocídio da população negra nas periferias, a evidência do racismo do sistema judiciário que hoje é exacerbado com a prisão de Rafael Braga ao impedimento do acesso à educação superior para a população negra.

Trazemos aqui trechos desta atividade que contou com a participação ímpar de haitianos que trouxeram reflexões e experiências nas intervenções finais. A revolução Haitiana provavelmente esta entre os eventos históricos que a literatura oficial mais busca apagar. O esquerda diário tem orgulho de resgatar a primeira revolução negra e contribuir para que ela seja referência e lição para a luta contra o racismo. A atividade foi finalizada com palavras de ordem contra as tropas brasileira no Haiti e as polícias nas favelas brasileiras.




Tópicos relacionados

Cotas étnico-raciais   /    Unicamp   /    Sociedade   /    Teoria   /    Negr@s

Comentários

Comentar