Nos últimos dias a Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) anunciou o fechamento de 12 PPGs (Programas de Pós-graduação) junto a demissões de trabalhadores, impondo que a crise capitalista seja paga pelos alunos e professores. Nada mais interessa pros tubarões da educação do que o (...)
Antônio D.
Enquanto estudantes da PUC-Rio se preparam para retornar às aulas presenciais, é anunciado o novo valor que será pago no Restaurante Universitário: o preço de uma refeição foi catapultado a R$ 18,00.
Faísca RJ
Crise no órgão denuncia intervenção do governo Bolsonaro na pós-graduação para favorecer ainda mais a privatização e os lucros dos grandes monopólios de educação privada.
Redação
O Esquerda Diário, junto da juventude Faísca, está cobrindo a importante mobilização dos estudantes de todo o país contra os cortes de bolsas e salários do PIBID, Residência Pedagógica e do Ciee.
No próximo sábado, dia 02 de outubro, estão convocadas manifestações em todo o país pelo Fora Bolsonaro, com essa nota fazemos um diálogo em especial com organizações de esquerda que assinaram o chamado “Estudantes em luta pelo Fora Bolsonaro - construir uma mobilização (...)
Faísca Revolucionária
Na campanha eleitoral para a prefeitura do Rio de Janeiro Eduardo Paes afirmou em vídeo público em suas redes sociais que liberaria o bilhete único universitário, após oito meses na prefeitura o bilhete único universitário segue bloqueado. Isso prova que só a força da nossa mobilização será capaz de (...)
Deputado pelo PSL, Anderson Moraes propõe a extinção da universidade pública em favor da iniciativa privada do ensino com escusas absurdas e teor ideológico reacionário
O ministro da Educação Milton Ribeiro defendeu que universidades deveriam ser um espaço para poucos. Faísca responde.
Não temos direito a voz e a voto para estudantes, enquanto o palanque para MDB, REDE, PSB Ciro e reitores está aberto. É necessário uma plenária unificada da oposição de esquerda!
No Brasil do negacionista Bolsonaro, mais de 2500 trabalhos de projeto científico serão interrompidos pela negativa no repasse das verbas destinadas à importantes pesquisas.
Efeito Bolsonaro na metodologia do SISU causa insegurança e mostra o elitismo do vestibular.
Elisa CamposGabriel Rodrigues
Programas de pesquisa grandes, acima de 20 bolsas, perderão 40% de suas bolsas de mestrado e doutorado.
Quando você nasce na periferia, conseguir "só" estudar é privilégio, pois trabalhar para ajudar em casa é questão de sobrevivência.
Marcos Figueiredo
A Universidade Privada IPA de Porto Alegre fechou da noite para o dia 12 cursos, deixando estudantes sem seus estudos e professores sem seu sustento.
Demissões de professores, além de alunos, inclusive formandos, desamparados em nome de um ensino privado que coloca o financeiro em primeiro lugar. Esse é o cenário da educação privada.
Redação Rio Grande do Sul
É muito comum nos movimentos estudantil e sindical que as lutas se deem em torno de necessidades mais imediatamente sentidas por aqueles afetados pelas políticas nefastas dos diferentes governos de turno, afinal, os ataques não cessam. Muitas vezes, nós que militamos, acabamos nos sentido perdidos (...)
Luiz Pustiglione
Reproduzimos abaixo a nota de repúdio feita por alunos e ex-alunos do curso de Geografia da universidade privada PUC-RS contra a possibilidade de fechamento curso e das demais licenciaturas da área de humanidades.