Política

CATALUNHA

Uma pesquisa mostra que a maioria dos catalães apoiam a independência da Catalunha

A pesquisa foi realizada pelo Centro de Estudos de Opinião e mostra um crescimento de apoiadores pela independência

quarta-feira 1º de novembro| Edição do dia

Uma pesquisa realizada na Catalunha pelo Centro de Estudos de Opinião (CEO), entre 16 e 29 de outubro a 1.338 pessoas, mostrou que 48,7% dos entrevistados apoiam o "sim" para independência, enquanto o ’não’ permanece em 42,6%.

O inquérito foi concluído após a declaração de independência pelo Parlamento catalão e o anúncio de Rajoy da aplicação do artigo 155 contra a Catalunha.

De acordo com esses dados, houve um crescimento de mais de sete pontos dos adeptos da independência em relação a junho de 2017, quando eram 41,1%, e um declínio dos detratores de quase seis pontos (de 49,4 a 43,6), conforme relatado pelo CEO através de um comunicado.

Quanto à forma que a autonomia catalã deve ter, o número de apoiadores de um estado independente aumentaram 5,5 pontos desde junho passado, sendo a opção preferida para 40,2% dos entrevistados. A preferência por uma autonomia como a que a Catalunha teve antes da aplicação do Artigo 155 abaixa três pontos, para 27,4%.

Os resultados da pesquisa foram divulgados logo após a aplicação do artigo 155 e a imposição das eleições de 21 de dezembro pelo governo de Rajoy e a claudicação de maneira escandalosa pelo governo catalão que mal mostrou resistência.

A pesquisa também mostra que a República vive na firme determinação do povo catalão, na imensa alegria de centenas de milhares que se mobilizaram ao longo desses anos, na luta do referendo do dia 10, na greve geral do dia 3O. Em suma, nas ruas catalãs.

Tradução: Douglas Silva




Tópicos relacionados

Catalunha   /    Política   /    Internacional

Comentários

Comentar