Logo Ideias de Esquerda

Logo La Izquierda Diario

SEMANÁRIO

Uma esquerda derrotista não nos salvará: uma crítica à DSA emerge

Juan Cruz Ferre

Uma esquerda derrotista não nos salvará: uma crítica à DSA emerge

Juan Cruz Ferre

Uma crítica camarada à declaração de DSA Emerge sobre a questão do partido.

A Bancada DSA Emerge acaba de publicar uma declaração sobre um tema que é crucial para o avanço da esquerda dos EUA, intitulada "On the Party Question" [Sobre a questão do partido Ndt.]. É uma contribuição bem-vinda de ativistas socialistas que estão participando do movimento contra o racismo e outras organizações importantes na área da cidade de Nova York.

Vem em um momento crucial. A polarização nos Estados Unidos aumentou drasticamente nos últimos anos, com dezenas de milhares se organizando para lutar pelo socialismo, enquanto, simultaneamente, grupos de extrema-direita cresceram e têm tomado ações mais ousadas, estimuladas por ninguém menos que o presidente dos EUA. Só este ano, testemunhamos o governo sacrificar trabalhadores para a Covid-19 para manter os lucros capitalistas; vimos massas de jovens negros balançarem as ruas, exigindo o fim da brutalidade policial racista; e vimos a falência de ambas as partidos do capital, uma prometendo um retorno à "normalidade" e a outra ameaçando soluções autoritárias para os males do povo americano. Nesse contexto, a construção de uma alternativa política que lute abertamente pelo socialismo é mais necessária do que nunca.

A declaração da Emerge traz alguns pontos bons. Ela afirma que a "organização partidária seria dirigida e financiada por membros, governada por uma democracia de seus membros comuns". Ela expressa que "o instrumento político que desejamos é aquele que será baseado na classe trabalhadora". Esses princípios orientadores estão corretos, e diferenciam o grupo da maioria da esquerda anarquista e autonomista.

Ao mesmo tempo, a maior parte da declaração é uma ladainha de propostas organizacionais para facilitar a participação dos membros e a democracia interna na DSA. Há pouco ou nenhum debate político com outras correntes mais centristas ou moderadas da DSA, como a Maioria Socialista ou a ala jacobina, e nenhuma indicação de que Emerge vê a convivência com eles na mesma organização como algo problemático. A característica "guarda-chuva” da DSA, ao longo do tempo, permitiu que correntes moderadas crescessem em número através do trabalho eleitoral que borra ainda mais as linhas que separam a DSA dos democratas progressistas. Hoje, quando precisamos de clareza política e da delimitação mais acentuada dos partidos do capital, esta questão não é levada a sério. Pelo contrário, Emerge defende explicitamente a organização "multi-tendência" da DSA — que inclui democratas progressistas que não compartilham os mesmos objetivos que os socialistas.

No espaço de alguns parágrafos, o DSA Emerge passa de reconhecer que o "Partido Democrata é, sem dúvida, um grande obstáculo à luta de classes nos EUA" e argumentar por um partido independente da classe trabalhadora, para defender que a DSA continue concorrendo como democratas. (Quando diz que "nosso trabalho eleitoral colocou nossos próprios membros no cargo", deve realmente ser lido como "representantes do Partido Democrata que também são membros da DSA, ou foram apoiados pela DSA.")

Essa surpreendente contradição se baseia na concepção de estratégia socialista que sustenta a política do DSA Emerge. É aí que as omissões falam mais alto do que as palavras e tudo se une em uma identidade política que é, acima de tudo, derrotista.

A Não Busca pelo Poder

A declaração da Emerge propõe "enraizar nossa organização nos diversos setores da classe trabalhadora, tornando-se ativa em locais de trabalho, bairros e movimentos sociais". Mas muitas perguntas ficam sem resposta. Devemos, como militantes socialistas, intervir de certa forma nestes espaços e movimentos? E os sindicatos e a burocracia sindical? O caráter policlassista de alguns movimentos sociais representa um desafio para os socialistas intervirem de forma revolucionária? Não há mais especificações. Embora um leitor generoso possa argumentar que esses tópicos estão "além do escopo" da declaração, penso que a decisão de não definir posições sobre essas questões críticas é em si uma declaração política. Mostra um desrespeito por algumas das questões mais importantes da estratégia socialista e a pressão de um ativismo quase cego - não importa onde, não importa como.

Essa organização “no campo”, como todos os socialistas reconheceriam, é essencial para qualquer projeto político, mas sempre como parte de uma estratégia maior para o socialismo. Na verdade, uma tarefa importante para os socialistas é "reagir a cada manifestação de tirania e opressão ... generalizar todas essas manifestações e produzir uma única imagem de violência policial e exploração capitalista [e] esclarecer para todos e a todos o significado histórico mundial da luta pela emancipação do proletariado." Lenin, em O que fazer?, assim, descreveu o que ele chamou de tribuno do povo. Esse papel é impossível se não houver bússola estratégica para orientar a organização nos locais de trabalho, a intervenção nos sindicatos e a nossa participação nos movimentos sociais e outros ativismos locais.

Por exemplo, precisamos reconhecer a importância do movimento sindical como uma arena estratégica de intervenção devido à sua influência política e econômica e dado que os sindicatos já são a primeira linha de defesa para que milhões de trabalhadores se organizem, lutem e resistam ao ataque do capital. E precisamos reconhecer, também, a existência de uma burocracia entrincheirada à frente de todos os grandes sindicatos dos EUA. Esta camada de funcionários sindicais não está interessada na luta de classes, muito menos no socialismo, e representa um obstáculo a cada passo para a capacidade dos trabalhadores de combate, seu ímpeto para combater o racismo e o sexismo dentro de suas fileiras, e sua consciência de classe. Infelizmente, a esquerda - incluindo muitos ativistas trabalhistas da DSA - não conseguiu avançar a intervenção revolucionária nos sindicatos e uma luta implacável contra a burocracia sindical. A declaração da DSA Emerge não diz nada sobre isso.

Nossa visão sobre como combater o racismo e a brutalidade policial também informa a forma como intervém no movimento. Entendemos a luta contra o racismo e todos os tipos de opressão como uma tarefa na qual todos os socialistas devem se engajar, aqui e agora, e isso é central para o fortalecimento da classe trabalhadora. Como marxistas, devemos lutar pela unidade da luta de classes com o movimento contra o racismo, e para que os ativistas trabalhistas tomem essa luta e pressionem seus sindicatos a agir e apoiar o movimento, inclusive expulsando policiais de nossos sindicatos e expressando solidariedade com aqueles em luta.

A tendência ao ativismo conduzida de forma não sistemática se encaixa com a rejeição de qualquer perspectiva de luta pelo poder. "A organização partidária, portanto, não será uma ferramenta para governar, mas para facilitar o autogoverno da classe trabalhadora." O problema com uma concepção em que o partido é uma espécie de "facilitador" é que ele não levanta a questão central: que o partido revolucionário que aspiramos construir tem que liderar a luta contra o Estado capitalista e pressionar pela auto-organização da classe trabalhadora como parte central da estratégia revolucionária.

Em vez disso, a linha de argumento da Emerge sugere uma estratégia autonomista: a ideia de que podemos construir espaços ou redutos do autogoverno da classe trabalhadora dentro do sistema, ou às suas margens, sem a necessidade de derrubar o Estado capitalista. Esta é uma nova iteração que John Holloway chama para "mudar o mundo sem tomar o poder" [1] — parte da abordagem autonomista que discutimos anteriormente com mais profundidade. Basta dizer aqui que a recusa em lutar pelo poder deixa apenas dois resultados possíveis: isolamento e um caminho para a irrelevância, ou cooptação e convivência com o Estado capitalista.
Assim, enquanto a declaração se abre declarando a DSA Emerge uma "bancada marxista e comunista", a derrubada revolucionária do Estado capitalista - um componente fundamental da tradição marxista e comunista - está visivelmente ausente.

Em vez disso, a declaração afirma que "a mudança social dependerá de nossa capacidade de organizar com sucesso a pressão de fora do governo". Em outras palavras, para a DSA Emerge, as perspectivas de mudança social permanecem dependentes da "pressão" exercida de fora do governo. Isso é decididamente reformista: que a mudança para a classe trabalhadora deve vir através de pressão sobre o governo capitalista estabelece a vitória de concessões como o principal (ou único) objetivo político.

Uma coisa é clara: o poder é, na estratégia da Emerge, visivelmente evitado. É entregue aos capitalistas. O DSA Emerge substitui uma vaga concepção de construção do "poder da classe trabalhadora" para a derrubada revolucionária do Estado capitalista, mas não oferece perspectiva de trabalhadores assumirem o controle de todos os recursos disponíveis e construírem uma nova sociedade em uma base radicalmente diferente. Não há nenhuma chance de uma vitória final para a classe trabalhadora porque a luta pelo poder é abandonada antes mesmo de começar. Já é uma esquerda derrotada.

A negação da questão do partido

Em uma conjuntura política dominada pelas eleições presidenciais, uma posição ostensivamente abstencionista teria pouca aceitação. Os socialistas nos Estados Unidos enfrentam um verdadeiro desafio quando se trata de explicar e apresentar a ideia de um partido independente da classe trabalhadora, que articula na arena política — e não apenas eleitoralmente — os interesses dos trabalhadores e um programa anticapitalista.

Como mencionado anteriormente, os socialistas devem tentar unir o máximo possível a luta pelas demandas cotidianas, a luta por moradias acessíveis, a assistência médica gratuita e outras necessidades dos trabalhadores do pão e da manteiga, com a luta de longo prazo contra o capitalismo. Este deve ser um princípio norteador incontroverso. No entanto, o DSA Emerge faz exatamente o oposto quando afirma que "nosso instrumento político desejado é aquele que será baseado na classe trabalhadora, [mas quando] nos envolver com eleições ou manter cargos estatais, devemos buscar tipos separados de instrumentos, julgados de forma puramente estratégica e utilitarista". Isso se traduz da seguinte forma: Vamos ter nossa organização para lutar localmente contra os despejos, em nossos locais de trabalho e nas ruas contra o racismo. Mas quando se trata de eleições e poder estatal, continuaremos usando, votando e construindo o Partido Democrata.
Essa divisão de duas facetas da atividade política que são (e precisam estar sempre) intimamente interrelacionadas leva a DSA a emergir pelo caminho do reformismo mais estreito. Prova disso é a exaltação do governo da Maré Rosa como "modelos" (sic) sem uma análise adequada de como esses partidos cooptaram movimentos sociais,esmagaram a esquerda dissidente e desistiram das concessões para preservar um padrão neo-extrativista de acumulação capitalista.

A declaração da Emerge reconhece corretamente o registro abismal dos partidos europeus trabalhistas, comunistas, socialistas e (stalinistas) quando tomaram posse nos mais altos níveis nas democracias burguesas. Mas tira a conclusão errada, e é por isso que o DSA Emerge não reconhece o verdadeiro significado histórico dos governos da Maré Rosa da América Latina. Não é que um partido independente da classe trabalhadora não faça diferença, ou que um desses partidos nos Estados Unidos não será diferente do Partido Democrata, como sugere a declaração. Um partido independente da classe trabalhadora mudaria drasticamente o cenário político dos EUA! O problema desses partidos e experiências é que, em vez de desafiar o capitalismo como sistema, eles se transformaram em gestores "de esquerda" do Estado capitalista. Quando o neoliberalismo e a austeridade eram a ordem do dia, eles seguiam os ditames da capital, assim como todos os outros governos.

A conclusão da "questão partidária", então, é uma negação da questão em si. Como a DSA continua recrutando de campanhas eleitorais e várias disputas colocaram candidatos do Partido Democrata da DSA no cargo (a maioria dos quais ficam completamente a parte da DSA depois de assumir o cargo), a "ala direita" da DSA ficou mais forte e, pelo menos parcialmente, conseguiu emaranhar a organização ainda mais para o Partido Democrata. O maior desafio que a DSA enfrenta hoje é cortar todo e qualquer vínculo com o Partido Democrata e construir sua própria organização socialista independente. A posição do DSA Emerge sobre esta questão - a mãe de todas as perguntas "sobre o partido" para o DSA hoje - não é diferente da ala jacobina, ou da ala que apenas busca um realinhamento do Partido Democrata. O derrotismo não é apenas em relação ao poder estatal, mas também em relação à luta por um partido independente da classe trabalhadora.

Notas


veja todos os artigos desta edição
FOOTNOTES

[1John Holloway, Mude o Mundo Sem Tomar O Poder: O Significado da Revolução Hoje (Londres: Pluto Press, 2005.)
CATEGORÍAS

[Teoria]   /   [Internacional]

Juan Cruz Ferre

Left Voice, EUA
Comentários