×

Fome | Uma em cada três crianças apresenta anemia no Brasil, diz estudo da UFSCar

Dados foram colhidos antes da pandemia e pesquisadores apontam que hoje o número pode ser maior, dado o alto preço da carne.

terça-feira 14 de setembro de 2021 | Edição do dia

Um estudo realizado pela UFSCar concluiu que uma em cada três crianças apresenta quadro de anemia ferropriva. Apesar dos números serem melhores do que de 2008 quando o estudo foi feito pela ultima vez, em que metade das crianças apresentavam o quadro de saúde, os pesquisadores fazem alerta importante relacionando com a pandemia e a fome.

Em entrevista realizada pela BBC News, o médico Carlos Nogueira de Almeida, professor da UFSCar e autor principal do estudo, disse "Após o período de amamentação, as carnes são o principal alimento que contribui para que a criança não tenha anemia, pois elas são ricas em ferro".

Para o pesquisador "Sabemos que a carne já costuma ser cara por natureza e seu preço subiu ainda mais durante a pandemia, o que dificulta seu consumo, principalmente entre a população mais pobre".

Os especialistas ainda alertam para a redução do número de consultas e acompanhamento médico das crianças no Brasil nos últimos anos. A nutricionista Caroline Dalabona, da coordenação nacional da Pastoral, declarou "Tivemos que diminuir o acompanhamento, o que complicou o nosso trabalho. Agora focamos naquelas famílias mais vulneráveis, e sabemos que muitas delas estão num momento crítico, com dificuldades na alimentação".

Com a condução de Bolsonaro sobre a pandemia e a alta dos alimentos, a fome tem assolado o Brasil. A fome já atinge mais de 19 milhões de brasileiros e deixa mais de 116 em insegurança alimentar.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias