×

Chile | Um mês de Gabriel Boric: governabilidade precária e ausência de hegemonias na lenta transição pós-revolta

Devemos voltar ao caminho da organização e mobilização independente nas ruas. E a unidade da classe trabalhadora - sem divisões - e junto aos movimentos sociais, estudantes e setores populares, para que nossas demandas não sejam frustradas

domingo 17 de abril de 2022 | Edição do dia

"Decolagem com turbulência"

Foi assim que o presidente Gabriel Boric caracterizou o primeiro mês de seu governo. O questionamento e enfraquecimento de seu ministro do Interior, Izkia Siches, que anunciou um investimento milionário em mais repressão em Wallmapu e a criação de um novo sistema de inteligência estatal, é um sinal da fraqueza mais geral do novo governo "antineoliberal" , de uma governabilidade precária que se afirma em "duas coalizões" potencialmente contraditórias, e da ainda inexistência de bases sólidas para uma "transição" política pós-revolta pacífica e institucional.
As pressões do regime, da mídia e do empresariado buscam mover o cerco da situação e do governo para a direita. Os apelos à renúncia de Siches, as questões para fortalecer a ordem pública e a polícia, a criminalização do protesto, a instalação do discurso de delinquência, do terrorismo no sul. Os golpes à Convenção Constitucional de todas as grandes figuras do regime como Ricardo Lagos. As ameaças – pelo Tesouro, banqueiros, meios de comunicação e empresas - de inflação desenfreada se for aprovado um novo saque das pensões, o discurso de “austeridade” e aperto de cintos. Todo esse movimento nas alturas é direcionado para a direita: moderar as reformas e fazê-las gradativamente, para não recair sobre as grandes empresas. O mesmo na Convenção: pressão in extremis por uma Constituição “moderada” ou de “centro” que abrace mudanças simbólicas, mas mantenha a estrutura do capitalismo chileno dependente e rentista. O coro dos "grandes acordos" do regime da transição pactuada é a música da "nova transição". Os coristas da FA e do PC estão assumindo a dita melodia.

A fórmula “um governo, duas coalizões”, que na época era a chave para construir alguma governança, é hoje uma das principais fragilidades e fonte de contradições. Foi motivado de início por uma minoria parlamentar de um terço com a coalizão inicial de Apruebo Dignidad. O projeto de Boric é como o presunto no sanduíche, espremido entre o reformismo do PC e o progressismo neoliberal do PS, como expressão das forças econômicas, sociais, políticas e culturais que atravessam o Chile pós-revolta. Não por coincidência, em uma das primeiras reuniões em Cerro Castillo, Boric afirmou: “Devemos avançar para uma única coalizão (…) na medida em que consigamos construir uma unidade estratégica. (…) é necessário que compartilhemos uma direção estratégica. Propusemos e propomos ao povo chileno liderar o esforço de superação do neoliberalismo, mas não podemos ter uma definição que seja contrária a algo”.

O PS é claramente a correia de transmissão para a grande burguesia e o estabelecimento do antigo regime. A revolta de 2019 não enterrou os mortos que deveriam ter morrido. Mas a frase de Marx de que "a tradição de todas as gerações mortas oprime os cérebros dos vivos como um pesadelo" se aplica bem quando a velha ordem é ressuscitada pela mão da FA para que possa governar, para oprimi-la como um "pesadelo" - junto com o antigo regime - para que ele possa governar... por seus interesses.

As "duas almas" expressam distorcidamente forças sociais externas ao governo que pressionam em sentido contrário: seja em direção à agenda popular (resolver demandas da rebelião e históricas), seja em direção à agenda burguesa (reformas parciais que não questionam o sistema ). À direita e à esquerda.

É uma expressão da ausência de "hegemonias" de Boric, mas poderíamos dizer, de praticamente todas as forças políticas. Embora se tente construí-las, em particular Boric e a Apruebo Dignidad, a falta de bases sociais e econômicas sólidas implica negociações o tempo todo, não deixando ninguém feliz por enquanto. A força "simbólica" e geracional de Boric emerge dessa fraqueza (sua grande base social, fraturada nos setores adultos) ou dos "atributos suaves" que foram também a força de Bachelet. Podem funcionar, mas não são suficientes para consolidar uma nova transição com tensões sociais, econômicas e políticas contraditórias, potencialmente antagônicas.

Que Boric esteja respondendo fundamentalmente a partir da direita, funcional ao antigo regime e ao modelo, pode enfraquecê-lo ainda mais, como aquele personagem que se tornou presidente graças às condições sociais e políticas de uma revolta - traída -, mas que, liquidando-as , esgota suas mesmas bases. Um movimento de passivização joga a favor da direita e a favor do estabelecimento de um governo mais parecido com o segundo mandato de Michelle Bachelet ou com uma Concertación 3.0.

O projeto "antineoliberal progressista", que por enquanto é mais neoliberal progressista do que qualquer outra coisa, também está colidindo com condições econômicas desfavoráveis. Não há superciclo de cobre que garanta muitos dólares, nem vento favorável.. Há uma inflação histórica em mais de 30 anos, no Chile e no mundo. Há tendências à recessão mundial, e também no Chile. O capitalismo está começando uma nova crise e o esgotamento da última década está dando lugar a maiores contradições. Como Boric encara o cenário? Com as velhas receitas neoliberais, mas "progressistas". O Tesouro quer "esfriar" a economia ao custo de diminuir o consumo de massa. Poderíamos dizer que há pouco espaço para o reformismo. Enquanto cada símbolo utilizado por Boric busca dialogar com o povo com “sua” esquerda; cada gesto real, cada fato, se volta para a “sua” direita. Como pedir perdão à polícia assassina ou pedir perdão ao genocida Wallmapu.

Crise na Convenção?

O desenvolvimento da Convenção não está deixando ninguém feliz. Sem Deus ou o diabo, pode levar a uma nova crise. Em que vai terminar? Por enquanto não sabemos.

A elite do antigo regime, os donos do país e os poderes de fato estão arriscando tudo por uma Constituição de "centro" ou "moderada". Ao aceitar símbolos “esquerdistas”, jogam para manter os pilares do modelo e do antigo regime, herdeiros do pinochetismo. A defesa das antigas atribuições do Senado oligárquico e conservador, hoje o principal bastião do poder da centro-esquerda e da direita, é uma das chaves. Ainda está aberto, e a “cozinha parlamentar” está funcionando.
Chegarão a um acordo com a direita e a centro-esquerda? O apelo de Boric foi para isso, "buscar a maior transversalidade e amplitude possível para construir uma constituição que seja um ponto de encontro para todos os chilenos".

Se conseguirem, apesar de muitos símbolos que não gostam – muito menos aquela rançosa oligarquia capitalista chilena, racista, xenófoba e conservadora – pode haver uma bandeira branca, uma “casa de todos”. Seria uma Constituição "moderada", de "direitos" e identidades sociais, com os fundamentos do "modelo" e do antigo regime. Em caso afirmativo, uma espécie de "segundo Acordo de Paz" seria estendido com uma Constituição abençoada pela direita, a centro-esquerda burguesa de Los Lagos e Frei, o “socialismo” bacheletista, a FA e o PC, até mesmo os Movimentos Sociais e a ex Lista del Pueblo em um grande "Apruebo de todos"?
Veremos. Mas o pêndulo oscila para a direita. E a Frente Ampla e o Partido Comunista, também se volta para lá. Infelizmente, a “esquerda” da Convenção, os Movimentos Sociais e a antiga Lista del Pueblo também se voltam para lá, com puro parlamentarismo.

Tudo isso configura uma situação indefinida, no sentido de que resta saber se o “pacto de transição” aberto com o acordo de paz, hoje incerto com a Convenção Constitucional, poderá ser consolidado. O futuro de Boric está ligado a isso. Mas também, devido às condições internacionais e econômicas e a um clima social inquieto, o "caminho institucional" do desvio da rebelião, que se estabeleceu, tem várias fragilidades em aberto.

A crise orgânica e representativa, a crise da autoridade estatal - que Boric procura restaurar -, a crise econômica e o clima social fluido e contraditório, ainda não têm uma resolução definitiva.

Os desafios: desde as lutas e pela esquerda

Parece então que a agenda pende para a direita, motivada pelo rompimento inicial da lua de mel. Mas a situação é mais contraditória. Há fortes pressões “da esquerda”. Embora a grande maioria dos trabalhadores, jovens e mulheres continuem com expectativas e alguma confiança em Boric e seu governo, também na nova constituição, muitos setores deles saíram para reivindicar seus direitos nas ruas. Outros setores, com menos confiança, também saíram para lutar.

Vamos ver. O caso dos trabalhadores da construção civil de Ñuñoa que montaram barricadas e ocuparam o município de Santiago de Ñuñoa exigindo salários. Em Antofagasta, no norte do país, professores de mais de 20 escolas auto-convocadas estão em luta. Vimos estudantes do ensino médio e universitários que se mobilizaram nas ruas. Vimos os trabalhadores do supermercado Lider, os trabalhadores demitidos da fábrica de papel CMPC em Puente Alto. Certas lutas pelos presos políticos também continuam, embora tenham enfraquecido.
São lutas parciais, é verdade, e por enquanto não alteram a dinâmica geral. Mas são setores que, juntamente com uma pequena franja que rompeu com Boric na esquerda - especialmente os votos mais críticos de Boric - podem configurar um espaço para o surgimento de lutas operárias e populares e para a construção de uma esquerda alternativa dos trabalhadores e revolucionária. Um grande perigo é que uma desilusão com Boric ou com o processo constituinte acabe capitalizada pela direita, seja no novo populismo ou pior.

E o clima popular é mais contraditório. Os preços sobem, a UF sobe, as taxas de juros e empréstimos sobem, o dólar sobe. A única coisa que diminui são os salários reais. E o aumento do salário mínimo de Boric o deixa abaixo da linha da pobreza. Cristián Valdivieso diz que ainda existe uma panela de pressão, contida com alguma esperança. Tomando alguns dados (que há apenas 1 ano, 61% se identificam com a ideia de que as mobilizações sociais são positivas e ajudam o país a melhorar, e 64% que a revolta social foi positiva) aponta "Uma adesão majoritária à mobilização social e seu potencial transformador , que permaneceu praticamente o mesmo quando poucos dias após a posse do presidente Boric, replicamos a mesma pesquisa. A mobilização social continua latente e o presidente sabe disso."

Portanto, é necessário unificar e coordenar essas lutas parciais. Devemos voltar ao caminho da organização e mobilização independente nas ruas. E a unidade da classe trabalhadora - sem divisões - e junto aos movimentos sociais, estudantes e setores populares. A direita e a centro-esquerda querem ordem. O governo de Boric lhes concede tudo isso ao mesmo tempo em que obtém uma desmobilização geral, com a ajuda da FA e do PC e das burocracias.

Na Convenção, a suposta esquerda do MSC e ex-Lista del Pueblo, buscam pactos e acordos que selem símbolos democráticos e direitos sociais, multinacionalidade, etc., que não são qualquer coisa; mas não rompem com a velha estrutura e o antigo regime. Sob esses símbolos de uma nova república, paritária, etc. os fundamentos do antigo estado e da estrutura econômica do capitalismo dependente chileno serão escondidos. Não só isso, mas eles abandonaram qualquer ruptura com isso, e fizeram "puro parlamentarismo" ajudando a estratégia do PC-FA de enfraquecer a organização de base e os movimentos nas ruas. E agora eles estão prontos para negociar tudo, e uma campanha de "Aprovação de Saída" sem saber qual constituição será decidida.

Parece que a ilusão da República Social e La Marseillaise entoaram o hino da Convenção. Mas eles são girondinos, não jacobinos como alguns direitistas delirantes dizem na Convenção. Ilusões como essa podem acabar ou domar completamente em favor do poder real; ou pior ainda, em saídas mais reacionárias.

Na Convenção, contribuíram para o descrédito da direita, pois se distanciaram completamente das necessidades e demandas dos trabalhadores e do povo. A história de que o "distanciamento" da Convenção vem da direita é falsa. Eles não resolveram nenhuma das demandas de outubro que vieram da esquerda.

Por isso é necessário retomar a unidade das lutas, a coordenação, organização e mobilização independente. E com uma declaração comum para lutar por nossas demandas. Por um salário mínimo de 650.000 pesos, o que permite fazer face às despesas, como acaba de votar o Sindicato Starbucks. Para a quinta retirada e o fim das AFPs. Pela saúde, educação e pensões dignas. Para pôr fim à pilhagem e à exploração.

A saída vem através das lutas; e vem para a construção de uma alternativa de esquerda, operária, anticapitalista e revolucionária.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias