Sociedade

KARL MARX NO TWITTER

Um espectro ronda o mundo hoje, amanhã e sempre: o espectro do comunismo

Hoje o dia amanheceu com Karl Marx ocupando os trending topics no twitter. Fervilham no sentido cotidiano as evidências da atualidade do pensamento marxista.

sábado 20 de junho| Edição do dia

Em meio a crise da economia mundial em tempos de pandemia, a face escancarada da miséria que é o sistema capitalista que assassina nossas vidas, interrompem nossos sonhos e que com seu joelho nos pescoços dos negros e negras sufocam até que o seu suspiro derradeiro seja para dizer "não consigo respirar", é que a fúria negra ressuscita outra vez. Segue a arder em chamas as ruas dos EUA e de várias partes do mundo com o levante anti racista, assim como segue sendo matéria a arder, as ideias de Marx com sua força vital para guiar as novas gerações, expressando a atualidade da necessidade de fazermos uma revolução proletária para derrubar a burguesia e a podridão capitalista.

Enquanto escancara-se violentamente a irracionalidade do sistema capitalista deixando evidente como a burguesia não é capaz de solucionar as consequências de suas próprias ações, que como Marx disse, sendo o Estado o balcão de negócios da burguesia, no coração do imperialismo, uma juventude enfurecida se levanta não apenas contra o racismo, mas questionando de fundo o sistema capitalista e abrindo espaço potente para as ideias revolucionárias. 

Mesmo sofrendo, há séculos, todo tipo de deturpações, adulterações e distorções, as ideias marxistas são terreno firme para pisarmos, arma teórica e política para batalharmos pela real emancipação da humanidade. Não é a toa que o poder de suas ideias causem medo à burguesia, e sigam eletrizando os olhos de vislumbre e luta da juventude e dos trabalhadores por um mundo sem exploração e opressão. Se desdobra com cada vez mais intensidade a urgência de construirmos uma alternativa de futuro. Um futuro que não seja o de desemprego, fome, miséria e alastramento de uma pandemia como vemos os governos e patrões nos oferecerem, um futuro onde as vidas humanas sejam nosso valor maior, e não os lucros bilionários de um grupo social parasitário. Temos um mundo a ganhar!

É nesse sentido, de contribuir sensível e profundamente para difundir as ideias revolucionárias do marxismo, considerando como uma ferramenta para essa luta, não apenas por meio das denúncias dos crimes cotidianos do capitalismo, mas resgatando e buscando dar acesso ao patrimônio revolucionário imprescindível, que o Esquerda Diário lançou seu Campus Virtual, onde são oferecidos cursos gratuitos sobre a teoria revolucionária e o marxismo, além de oferecer uma plataforma de filmes e venda de livros em conjunto com as Edições Iskra.

A plataforma que já compartilha gratuitamente o curso inicial da plataforma, de “O Capital” ministrado por Iuri Tonelo, o curso "Lênin: teoria e prática revolucionária para os desafios de hoje" por Simone Ishibashi, o "Marxismo & Educação" com Mauro Sala, "Trótski: Vida e Pensamento" com Edison Urbano, agora abordará em novo curso "O Marxismo de Rosa Luxemburgo", com Diana Assunção, historiadora, Fundadora do grupo de mulheres Pão e Rosas no Brasil e dirigente do MRT. Em três aulas dando um primeiro panorama sobre sua biografia, abordando suas principais obras e as principais polêmicas que levou adiante. O curso também buscará ao final trazer as lições das ideias de Rosa Luxemburgo para a atualidade.

Deixamos aqui um convite inspirador à todas e todos que desejam se aprofundar nas ideias revolucionárias marxistas, a conhecer e se inscrever no Campus Virtual Esquerda Diário.




Tópicos relacionados

Campus Virtual   /    Karl Marx   /    twitter   /    Sociedade   /    Marxismo

Comentários

Comentar