×

SARESP | Um SARESP diferente: entre as ocupações e lutas estudantis

Tivemos o primeiro dia de Saresp - Sistema de avaliação de rendimento escolar do estado de São Paulo. Essa prova surgida na década de 1990 como parte da política neoliberal para a educação, se transformou ao longo do tempo em um verdadeiro desastre para educação paulista.

terça-feira 24 de novembro de 2015 | 23:58

Inúmeras organizam cursinhos para que os alunos tenham” bom desempenho” nessa prova, com isso, e a depender de outros índices, alguns bastantes fraudados, se gera um índice geral, que por sua vez, gera um bônus em dinheiro para os professores a cada ano.

Muitos professores, devido ao salário mega arrochados, acabam por se submeter a essa lógica pedagógica, se é que podemos assim chamar esse mecanismo, não muitas vezes se frustrando, pois como dito acima os critérios não são nada transparentes.

Esse ano foi diferente! No meio da maior onde de ocupações de escolas da história de São Paulo, o primeiro dia de SARESP teve um aumento de mais 40% no número de escolas ocupadas e outras tantas em todo estado onde os alunos ainda não ocuparam, um boicote que em muitos lugares teve que se enfrentar com as direções e coordenações que são totalmente vendidas as diretorias de ensino, para se efetivar.

Esse SARESP se dá também no marco da já costumeira truculência do Governador Geraldo Alckmin que embora diga esta aberto para o dialogo se recusa a sentar e negociar com o movimento, inclusive, tal como fez na greve de 92 dias dos professores, não indo a negociação no TJ.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias