×

ELEIÇÕES EUA | Últimas pesquisas dos principais estados-chave para as eleições nos Estados Unidos

As últimas pesquisas favorecem o candidato democrata Joe Biden, mas o sistema de votação indireta e de colégio eleitoral deixa a decisão final nas mãos de alguns estados. A votação antecipada foi recorde e Trump ameaçou não reconhecer parte dessas cédulas.

terça-feira 3 de novembro de 2020 | Edição do dia

A eleição desta terça-feira nos Estados Unidos entre o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden será decidida em um punhado de estados considerados essenciais. São os únicos a que os candidatos foram, onde os partidos investiram todo o seu dinheiro e onde estão os holofotes da mídia.

Antes de examinarmos por que eles são importantes e quais deles estão em jogo, vamos dar uma olhada em algumas das últimas pesquisas nacionais.

De acordo com o site Real Clear Politics, que faz a média das pesquisas mais importantes do dia a dia, Joe Biden chega no dia 2 de novembro com intenção de voto nacional de 50,7%. 6,7% acima de Donald Trump que chega com intenção de 44%.

No entanto, como você pode ver no gráfico abaixo, a diferença entre os dois diminuiu nas últimas semanas desde meados de outubro, quando Biden atingiu mais de 10 pontos de vantagem em relação a Trump. Nos últimos dias, Trump fez uma sequência frenética de eventos em vários dos principais estados e aproveitou as notícias recentes da recuperação econômica como parte de seu discurso para tentar deixar para trás a gestão desastrosa da pandemia.

Por sua vez, o site FiveThirtyEight, que se baseia em um esquema estatístico com diversas variáveis, e foi um dos poucos que nas eleições de 2016 alertou sobre a possibilidade de Trump ganhar a eleição, dá a Biden uma probabilidade de 90 em 100 de vencer a eleição sobre Trump, que teria apenas 10 em 100 de chances.

No entanto, embora as chances de Trump sejam muito baixas do ponto de vista probabilístico, eles não negam que se ele vencer em uma série de estados-chave, ele pode ganhar a eleição, como quando enfrentou Hillary Clinton em 2016, embora desta vez o as chances são muito menores.

No entanto, o editor do Five Thirty Eight, Nate Silver, publicou um artigo neste domingo com o título "Estou aqui para lembrá-lo de que Trump ainda pode vencer". Lá ele lista alguns dos motivos:

  •  Como em 2016, Trump poderia potencialmente se beneficiar do Colégio Eleitoral, uma vez que em vários dos estados disputados as margens de votação popular entre os dois candidatos são estreitas.
  •  Mais especificamente, a liderança de Joe Biden na Pensilvânia, um dos mais importantes estados que ainda seguem indefinidos, é sólida, mas nada espetacular - cerca de 5 pontos em nossa média de pesquisas.
  •  Sem a Pensilvânia, Biden tem alguns caminhos para a vitória, mas não há outro estado no qual ele possa se sentir especialmente seguro.

    Como podemos ver, existe uma diferença entre ganhar o voto popular e chegar à presidência. Isso ocorre porque a escolha é indireta e alguns estados em particular ganham peso. Vamos ver.

    Por que os estados-chave são importantes?

    O sistema eleitoral dos Estados Unidos é baseado em um corpo de 538 delegados que são eleitos pelos estados e então elegem o presidente em um Colégio Eleitoral.
    Nas eleições gerais, cada estado possui um número de eleitores no Colégio (dependendo do número de deputados e senadores). Para ganhar a presidência, é preciso obter pelo menos 270 de um total de 538. Se nenhum dos candidatos atingir o “número mágico”, a Câmara dos Deputados elege o presidente e uma delegação de cada estado tem direito a um voto.

    Por um lado, o fato de os delegados serem a soma dos deputados mais os senadores distorce o peso dos eleitores no Colégio Eleitoral, pois estados muito pequenos têm pelo menos 3 delegados garantidos (1 deputado e 2 senadores), independentemente sua população. Por outro lado, o que mais distorce o voto popular é o fato de que todos os estados, exceto dois, entregam todos os delegados ao candidato que ganha o número de votos, independentemente de o ter feito por diferença de um único voto. Em outras palavras, não há proporcionalidade.

    A votação na maioria dos estados é decidida antes das eleições pelas margens que as pesquisas indicam ou pela forma como eles votam historicamente. É o caso da Califórnia para os democratas ou do Tennessee para os republicanos. Mas a soma dos estados em que já é certo que um dos candidatos vence, seja por um lado ou pelo outro, não chega aos 270 delegados necessários para assumir a presidência.
    É aí que entram os estados-chave, um seleto clube de apenas uma dúzia, os quais oscilam eleição após eleição, embora nem sempre iguais, no qual os candidatos dedicam todos os esforços durante a campanha e no qual todos os olhares estão voltados na noite da eleição.

    Quais são os já decididos?

    Considera-se que os democratas já ganharam na Califórnia, Nova York, Nova Jersey, Illinois, Havaí, Oregon, Washington, Colorado, Novo México, Massachusetts, Virgínia, Maryland, Delaware, Rhode Island, Connecticut, Distrito de Columbia, Vermont e Maine.

    Para republicanos, Tennessee, Kentucky, Indiana, Carolina do Sul, Missouri, Kansas, Louisiana, Alabama, Dakotas, Wyoming, Idaho, Arkansas, Alasca, Oklahoma, Mississippi, Utah, West Virginia, Montana e Nebraska.

    No total, os estados democratas adicionam 212 delegados ao Colégio Eleitoral e os republicanos 125, então à primeira vista a vitória de Biden parece mais fácil, mas não é.

    Quais são os principais estados-chave?

    Flórida

    A Flórida é o estado-chave por excelência. Em 2016 ele votou em Trump, em 2008 e 2012 em Barack Obama, em 2004 e 2000 em George Bush Filho, em 1996 em Bill Clinton e em 1992 e 1988 em George Bush Pai. De fato, em 2000, após uma recontagem que durou semanas e a intervenção do Supremo Tribunal Federal, ele entregou a Casa Branca a Bush por cerca de 500 votos.

    Trump foge de Washington sempre que pode tendo como destino a Flórida. Esse estado tem a migração latino-americana mais de direita e aposentados que buscam o sol do estado. Contagens - como a de Bush em 2000 - costumam ser de partir o coração, com o vencedor levando 29 delegados, o maior prêmio entre os principais estados.

    Pensilvânia, Michigan e Wisconsin

    Esses três estados eram seguros de vida para os democratas graças ao voto urbano afro-americano e da classe trabalhadora branca. Wisconsin votou nos democratas em 2016 e também nas sete eleições presidenciais anteriores, enquanto Michigan e Pensilvânia fizeram o mesmo nas últimas seis.

    Trump, no entanto, apostou pesadamente em 2016 nos três (campanha de encerramento em Michigan), apelou ao voto rural e à classe trabalhadora branca decepcionada com o fechamento de indústrias e os conquistou por uma margem combinada irrisória de 80.000 votos, somando um total de 46 delegados que abriram um caminho surpresa para a Casa Branca.

    Minnesota e New Hampshire

    Com características semelhantes aos três anteriores, embora ainda mais democrata, Minnesota foi o quarto estado que Trump se colocou a conquistar em 2016, e por pouco não conseguiu ganhar Minnesota e seus 10 delegados.

    Outro estado que os democratas salvaram por pouco foi New Hampshire, onde 94% dos eleitores são brancos e de peso rural, e são terreno fértil para Trump, embora ele dê apenas 4 delegados.

    Texas, Arizona e Geórgia

    Esses estados são o outro lado da moeda. Pareciam garantias para os republicanos, mas as mudanças demográficas - uma grande migração de estados mais progressistas combinada com a mobilização da juventude e do voto das minorias - ajudam os democratas a obtê-los na votação.

    O Arizona, com seus 11 delegados, parece um negócio fechado. A Geórgia e seus 16 delegados é prevista como possível, enquanto o todo-poderoso Texas e seus 38 ainda é um sonho para Biden ou um pesadelo para Trump.

    Carolina do Norte

    Embora incline para os republicanos, a Carolina do Norte votou em Obama em 2008 e em Jimmy Carter em 1976. Em 2016, escolheu Trump sem muito entusiasmo, e uma aliança entre afro-americanos e eleitores moderados a favor de Biden colocaria em risco todos os 15 delegados para Trump.

    Nevada

    Cada vez mais tingido de azul, Nevada votou nos democratas em cinco das últimas sete eleições para a Casa Branca. Embora ela ainda seja considerada um estado-chave, ela logo poderá deixar este clube seleto.

    Ohio

    É o termômetro dos Estados Unidos. Este estado sempre votou no vencedor nas últimas 14 corridas presidenciais. Do democrata Lyndon B. Johnson em 1964 a Trump em 2016. Embora, como diz o ditado, as estatísticas existem para serem quebradas.

    Iowa

    Depois de flutuar entre os dois partidos por mais de um século e quando parecia que estavam se inclinando para o lado dos democratas, Trump chegou e venceu Iowa com uma margem de 10 pontos. Seus fazendeiros, porém, estão entre os mais afetados pela guerra comercial com a China e isso pode comprometer o presidente.

    Maine e Nebraska

    Maine e Nebraska são os únicos dois estados que não dão todos os seus delegados ao candidato mais votado, mas sim os dividem por distritos. Maine é democrata, mas seu segundo distrito rural já votou em Trump em 2016. O oposto é verdadeiro para Nebraska: não há dúvida de que é republicano, mas o distrito urbano de Omaha votou democrata no passado. Eles são apenas um delegado por distrito, mas podem decidir a eleição se houver um empate (não tão improvável) em 269.

    Um comparecimento recorde é esperado para esta eleição. A votação antecipada já ultrapassa dois terços dos votos expressos na eleição presidencial anterior, apesar da campanha furiosa de Trump contra o voto pelo correio. O palco está muito aberto.




  • Comentários

    Deixar Comentário


    Destacados del día

    Últimas noticias