A guerra na Ucrânia é um aviso das monstruosidades que o capitalismo está preparando para nós.
Pietro Basso
Como parte do dossiê do Ideas de Izquerda com os principais debates do XIX Congresso do PTS, apresentamos a nossos leitores esta síntese da intervenção de Emilio Albamonte em torno da guerra na Ucrânia e o método para a análise da situação (...)
Emilio Albamonte
O novo chefe do exército britânico fala em derrotar a Rússia em combate. ''forjar um Exército capaz de lutar ao lado dos nossos aliados e de derrotar a Rússia em combate''.
Redação
O presidente dos EUA diz que as armas enviadas são HIMARS, um sistema de mísseis que tem um alcance maior do que as armas atualmente implantadas pela Ucrânia.
A guerra na Ucrânia e o confronto com a Rússia marcam a próxima reunião de cúpula da OTAN.
Diego LotitoJosefina L. Martínez
Philippe Alcoy
Mais de dois meses após o início da guerra na Ucrânia, tentaremos discutir novamente com a política defendida pelos partidos com os quais construímos a FIT-U na Argentina: Esquerda Socialista (do grupo internacional ITU-CI, que no Brasil é a CST), o MST (LIS-CI), o PO, e até mesmo com o PSTU do (...)
Elizabeth Yang
19:14 |
Ana Carolina Toussaint
Desde o início da guerra na Ucrânia, publicamos no Ideias de Esquerda toda uma série de análises de diferentes ângulos e abordamos alguns dos principais debates que ela suscitou na perspectiva de uma política independente contra a invasão de Putin, contra a OTAN e contra o armamento imperialista. (...)
Matías Maiello
Documento sobre o panorama mundial a partir da guerra na Ucrânia, escrito a propósito da próxima Conferência do MRT.
André Barbieri
A fraqueza militar russa na primeira fase da guerra ucraniana determina uma maior pressão militar na segunda fase e encoraja o impulso ocidental geral para uma grande guerra.
Rafael Poch de Feliu
A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou hoje, terça-feira (12), o pedido de cassação do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil) por quebra de decoro parlamentar, pedido feito após as falas asquerosas emitidas pelo deputado acerca das ucranianas (...)
Enquanto a guerra continua na Ucrânia, os países da OTAN estão enviando bilhões de dólares em armas para o governo Zelensky. Esses carregamentos de armas tem gerado simpatia nos países ocidentais, mesmo entre setores da esquerda.
Nathaniel Flakin James Dennis Hoff
Em O imperialismo em tempos de desordem mundial (Ediciones IPS, 2021), discutimos algumas das principais tendências que caracterizam o imperialismo hoje. Entre eles, o declínio do poder norte-americano, o papel disruptivo que Trump desempenhou na presidência dos EUA para as relações interestatais e (...)
Esteban Mercatante
Reproduzimos a seguir a fala de André Barbieri, dirigente do Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT), doutorando em Ciências Sociais pela UFRN, editor internacional do Esquerda Diário e membro do comitê editorial do Ideias de Esquerda, em debate sobre a guerra na Ucrânia promovido entre as (...)
Com 93 votos a favor, 24 contra e 53 abstenções, o Conselho de Direitos Humanos da ONU suspendeu a Rússia do órgão. A Rússia vem causando mortes de civis em sua guerra reacionária na Ucrânia, e isto foi usado de forma cínica tanto pelos Estados Unidos - com um longo histórico de crimes de guerra e (...)
Nesta sexta, dia 8 de abril, ocorrerá um debate online ao vivo sobre a guerra na Ucrânia, entre organizações de esquerda, pelo Polo Socialista e Revolucionário, às 18h30
Anunciado pelo Ministro da Economia alemão, a subsidiária da empresa russa é fundamental já que tem um papel fundamental no mercado de gás, tanto no armazenamento quanto no comércio e transporte.
Mais de mil pessoas, convocadas por dezenas de organizações sociais, sindicais e políticas agrupadas na Assembleia Popular contra a Guerra, mobilizaram-se este domingo no centro de Madrid contra a invasão russa, contra a interferência da OTAN e por uma solidariedade (...)
Zelensky aceitaria a exigência de Putin de declarar autonomia da OTAN, garantindo-a em um documento. A região de Donbass seria definida apenas em negociações mútuas, e a disputa sobre a Crimeia só poderia ser resolvida bilateralmente e sem intervenção militar da Ucrânia. Por sua vez, a Rússia aceita (...)
La Izquierda Diario
Alguns debates marxistas sobre a Primeira Guerra Mundial que nos permitem pensar sobre os problemas atuais.
Josefina L. MartínezDaniel Matos
Em breve fará um mês desde o início da invasão da Ucrânia por Putin. Enquanto isso, as negociações entre os governos ucraniano e russo parecem estar avançando, embora seu resultado ainda seja incerto.