×

CRISE DA UERJ | URGENTE: reitor fecha UERJ por uma semana

segunda-feira 23 de novembro de 2015 | 18:36

1 / 3

O reitor Vieiralves emitiu novo decreto fechando as atividades acadêmicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro a partir de amanhã. A suspensão se estenderá até o dia 1 de dezembro. Este novo decreto é mais um em uma série de medidas autoritárias desta reitoria feitas no último ano todo em meio ao imenso corte de recursos que seu chefe e aliado político, o governador Pezão faz agressivos cortes nos orçamentos da universidade.

Veja na foto abaixo o comunicado da reitoria:

Neste comunicado a reitoria transfere a culpa da situação calamitosa da universidade com muitosterceirizados sem salário e bolsistas sem bolsa para a paralisação dos terceirizados e não para o corte efetuado pelo governador. A culpa da falta de condições da UERJ não seria de Pezão e dele mesmo mas dos terceirizados sem salário que se revoltam por trabalhar de graça.

Seguindo paralisações feitas na semana passada, no dia de hoje, os terceirizados do Hospital Universitário paralisaram suas atividades detrás de uma faixa que denunciava que "terceirizados não trabalham de favor" e saíram em manifestação. Sua manifestação foi acompanhada por dezenas de estudantes residentes no mesmo hospital. Os residentes estão com suas bolsas cortadas.

Esta situação escancara como os cortes efetuados por Pezão e Vieiralves não só deixam sem salário os trabalhadores e afetam a educação mas afetam toda a comunidade que é atendida pelo hospital.

Esta mesma reitoria que nunca publicizou quanto recebeu nem como gastou o dinheiro recebido em contratos de cessão do espaço da universidade para a FIFA e para a Rede Globo agora alega não ter recursos para honrar estes compromissos dos quais depende o sustento de centenas de famílias. O governador que garante investimentos bilionários em UPPs e nas Olímpíadas corta recursos da educação. Por isto duas questões fundamentais que a Juventude às Ruas tem levantado na UERJ em todos os últimos meses são: mais verbas para a UERJ e abertura das contas da universidade.

Neste exato momento centenas de estudantes da UERJ estão em manifestação pelos corredores da universidade após terem se reunido no hall dos elevadores para manifestar apoio aos ascensoristas terceirizados que cruzaram os braços por falta de pagamento. Nas próximas horas ocorrerá uma assembléia dos estudantes do campus maracanã frente a esta crise. Acompanhe pelo Esquerda Diário a crise da UERJ, a resposta dada pelos estudantes, terceirizados, funcionários e professores bem como artigos de opinião de como se organizar para derrotar este ataque de Pezão e Vieiralves.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias