Internacional

IMPERIALISMO / NEOLIBERALISMO

Trump versus Coreia do Norte: um termômetro da crise do imperialismo?

Gilson Dantas

Brasília

terça-feira 2 de janeiro| Edição do dia

Partindo da tensão internacional entre os Estados Unidos de D. Trump e a Coreia do Norte de Kim Jong-un [além de alguns elementos sobre o conflito Arábia Saudita e Iêmen] a palestra abaixo procura levantar elementos da crise geopolítica e econômica do imperialismo norte-americano na “era Trump”.

Elementos de declínio da maior potência militar do mundo podem ser deduzidos a partir daqueles conflitos interestatais – dentre outros – lado a lado com a condição econômica atual dos Estados Unidos nos marcos da crise econômica mundial que já se arrasta por dez anos.

A palestra foi realizada para o Grupo de Estudos de Imperialismo do NEPPOS/UnB em 5/12/2017 e, dentre outras procura trabalhar questões como as seguintes:
Há mais elementos de continuidade ou de ruptura entre Obama e D. Trump?

Por que o encaminhamento da tensão com a Coreia do Norte por parte da maior potência imperialista mundial aponta para elementos de sua fraqueza e declínio?

Por que a China, mesmo não pretendendo uma guerra nas suas fronteiras [península da Coreia] se vê envolvida em uma situação geopolítica muito mais complexa e de risco, sobre a qual ela não tem pleno controle?

Qual o significado da afirmação de que o neoliberalismo entrou em crise sem que o capitalismo tenha encontrado qualquer outro grande empreendimento para por em seu lugar?

Qual o significado histórico do neorreformismo que aflora em países europeus tipo Grécia e Espanha?

Por que o antiglobalismo de Trump tem tanta dificuldade em tomar forma acabada e aparece mais tomado por bravatas do que por fatos de peso?

Questões como essas aparecem na palestra abaixo, cujo conteúdo pode ficar mais completo se tomado como parte das três palestras anteriores sobre a questão imperialista.

Sendo, portanto, importante lembrar que o vídeo abaixo é parte de um ciclo de quatro palestras sobre o imperialismo contemporâneo, e que teve início com o debate da Teoria do imperialismo de Lenin [http://www.esquerdadiario.com.br/A-teoria-do-imperialismo-em-Lenin-sua-atualidade-e-controversias ], seguiu-se com Nascimento e crise do imperialismo norte-americano [http://www.esquerdadiario.com.br/Estados-Unidos-nascimento-e-crise-de-uma-hegemonia ] e teve continuidade com o debate sobre Ascenso e crise do neoliberalismo [http://www.esquerdadiario.com.br/Neoliberalismo-suas-causas-e-sua-crise].

Agora seu ciclo se fecha com a palestra aqui publicada hoje, sobre Trump, Coreia do Norte, Iêmen e crise do imperialismo hoje. Você pode conferir no vídeo abaixo.




Tópicos relacionados

Imperialismo   /    Estados Unidos   /    Internacional

Comentários

Comentar