×

ALIANÇA TRUMP-BOLSONARO | Trump satisfeito com o servilismo de Bolsonaro: ’Dizem que é o Trump da América do Sul, vocês acreditam?’

terça-feira 15 de janeiro de 2019 | Edição do dia

Satisfeito com a conquista de um importante aliado na América latina o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou em discurso nesta segunda-feira (14) a comparação feita entre ele e o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

"Eles vão ter um novo grande líder, dizem que é o Donald Trump da América do Sul. Vocês acreditam?", perguntou Trump. "E ele [Bolsonaro] está feliz [com a comparação]. Se não estivesse, eu não gostaria do país, mas eu gosto", complementou o xenófobo presidente norte-americano .

Dentro da estratégia de política externa estadunidense de ofensiva imperialista e retomada de sua interferência global, Trump não poderia estar mais contente com o resultado eleitoral aqui no Brasil. No maior país da América Latina, o presidente norte-americano conquistou mais do que um aliado um verdadeiro capacho submisso aos seus interesses.

Em um contexto que os EUA estão no meio de uma guerra comercial com a China, saiu vitorioso o candidato que declarava querer tornar os EUA o maior parceiro comercial brasileiro ao invés do país asiático.

Dessa forma a simpatia de Trump ao novo presidente, sua ’versão dos trópicos’, não poderia ser diferente. De fato, a comparação entre os dois é válida, duas figuras reacionárias e caricatas com o desejo de aplicar uma agenda de retrocessos a classe trabalhadora.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias