×

Chuvas | Tragédia capitalista: já são 104 mortos pelas chuvas e deslizamentos em Petropólis (RJ)

Deslizamentos e enchentes na cidade da serra fluminense já deixaram 78 mortos, incluindo duas crianças. Longe de ser uma tragédia natural, as mortes causadas pelas chuvas todo ano no Brasil são decorrentes do capitalismo e dos governos que relegam pessoas a morarem em áreas de risco, e sequer promovem as obras necessárias para garantir qualquer segurança.

quarta-feira 16 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Foram 292 deslizamentos e 51 desabamentos na cidade. O número de mortos tem aumentado ao longo do dia, pois buscas ainda estão sendo feitas e mais corpos podem ser encontrados. Além dos 104 mortos, 21 pessoas foram resgatadas com vida nos escombros e 372 pessoas estão sendo acolhidas em escolas. São agora, 400 desparecidos.

O maior número de mortos se encontram no Morro da Oficina, uma das regiões mais atingidas. Na segunda-feira, a Defesa Civil havia recebido um alerta de que poderiam haver deslizamentos devido a chuva na região, mas não tomou nenhuma medida, o que demonstra o descaso dos governos com a população que mora em áreas de risco.

Leia mais: Forte chuva causa desastre em Petrópolis com mais de 30 mortes já confirmadas

Nas ruas da cidade histórica, o cenário que se vê é de lama acumulada em diversos pontos, além de destruição de carros e outros objetos, e famílias buscando parentes desaparecidos nos hospitais.

Em janeiro de 2011, Petrópolis foi uma das cidades atingidas por uma das maiores tragédias recentes no Brasil, quando 918 pessoas morreram e 99 estão desaparecidas até hoje, na Região Serrana do Rio de Janeiro. 11 anos depois, a falta de ação da prefeitura de Rubens Bomtempo (PSB), que já foi prefeito em outros dois mandatos anteriormente, e também das administrações passadas do PL e do Solidariedade, criam cenas que remetem ao que ocorreu naqueles dias. O governo estadual, seja sob Sérgio Cabral ou Luiz Fernando Pezão, ambos do MDB, ou sob Wilson Witzel (PSC) e Cláudio Castro (PL), também nada fez em relação a situação na serra, e são responsáveis por esta tragédia.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias