Mundo Operário

MINAS GERAIS

“Trabalhadores unidos jamais serão vencidos” gritam os entregadores de BH

quarta-feira 1º de julho| Edição do dia

Aos gritos de que unidos jamais serão vencidos, entregadores se mobilizam em Belo Horizonte neste dia de paralisação internacional dos entregadores de app.

Em manifestação na Praça da Assembleia na cidade de Belo Horizonte, centenas de trabalhadores entregadores de aplicativo de BH e toda a região metropolitana se reúnem para lutar por melhores condições de trabalho. Demonstrando que unidos não poderão ser vencidos, esses entregadores das empresas como Rappi, Ifood, Uber eats, Loggi e outras estão exigindo maior segurança para se proteger da covid-19, fim dos bloqueios indevidos, aumento do valor mínimo por entrega e seguro roubo, acidente e vida.

É impressionante mais uma vez, o apoio da população belo horizontina aos movimentos de luta que acontecem na cidade, e em apoio aos entregadores vemos aplausos, buzinaços, e participação das pessoas no ato.

Maria Eliza, estudante da UFMG e militante do Quilombo Vermelho destaca que os entregadores também trouxeram a luta pela importância das vidas negras ao ato: "É emocionante ver a luta negra ligada à luta dos trabalhadores, especialmente em uma categoria tão precarizada, de maioria negra. Nossa luta é realmente uma só e apenas unificando as nossas lutas e com a classe trabalhadora batalhando também contra a opressão racial é que todos nós poderemos conquistar nossas demandas".

Professora da rede estadual de Minas Gerais, Flavia Valle destaca a bonita homenagem que os entregadores estão fazendo aos companheiros que já foram acidentados durante o trabalho: "Cada balão representa um companheiro que foi acidentado durante o trabalho, como consequência da superexploração e precarização do trabalho. A importante adesão dos entregadores hoje e a força demonstrada pelos trabalhadores mostra que há um batalhão de precarizados dispostos a virar o jogo, e fazer os capitalistas pagarem pelas crises que eles mesmos criaram".

Estão acontecendo mobilizações em diversos lugares do país, demonstrando a força que os entregadores tem quando se unem.

O Esquerda Diário está presente em diversas ações organizadas por estes trabalhadores, como essa em Belo Horizonte apoiando esse importante dia de lutas: Nossas vidas valem mais que o lucro deles!




Tópicos relacionados

Breque dos apps   /    Belo Horizonte   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar