×

GREVE VITÓRIA/ES | Trabalhadores do setor de limpeza urbana paralisam em Vitória e exigem vacina

A greve começou na manhã de hoje, dia 19, para pedir prioridade no plano de vacinação. Os trabalhadores só voltam se tiverem retorno positivo do governo estadual e exigem: "Se somos prioridade para trabalhar, temos que ser para vacinar".

segunda-feira 19 de abril de 2021 | Edição do dia

Imagem: Internauta / A Gazeta

Os trabalhadores se reuniram na Praça do Papa, na Enseada do Suá, e contaram com a participação de garis, coletores, jardineiros e outros profissionais do setor de limpeza urbana. Eles caminharam em direção à sede da Secretaria de Estado da Saúde e chegaram a bloquear a passagem de trânsito momentaneamente.

Evani dos Santos Reis, a presidente do sindicato da categoria Sindilimpe-ES, relatou que já contatou o governo estadual, mas não teve retorno. Segundo A Gazeta, ela disse por meio de comunicado: “Nossa categoria está na lista de serviços essenciais, trabalhando corajosamente na linha de frente da pandemia, desde o começo da quarentena. Mães e pais, avós e avôs garantindo a higiene de espaços públicos e privados, para proteger a sociedade capixaba. Se somos prioridades para trabalhar temos que ser para vacinar.

O sindicato informou que morreram 50 trabalhadores da categoria pelo COVID-19. A orientação dos trabalhadores é que só voltem ao trabalho quando tiverem um retorno positivo do governo estadual.

Os trabalhadores do setor de limpeza não tiveram direito à quarentena, assim como outros trabalhadores do setor de transporte, caixas e frentistas que representam o maior número de aumento de mortes por COVID-19.

Os funcionários da limpeza urbana de Vitória se juntam aos metroviários do DF, rodoviários de Vitória, ferroviários do CPTM de SP, rodoviários do RJ e inúmeros outros trabalhadores contra atrasos salariais e mortes por covid. É necessário unificar as lutas por direitos e vacina já.

Veja também: Unificar os focos de resistência: que as centrais sindicais construam um dia nacional de lutas no 20 de abril




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias