Política

AUMENTA GREVE CONTRA SARTORI NO RS

Trabalhadores das fundações estaduais aprovam estado de greve no RS

Fernando Pardal

@fepardal

segunda-feira 23 de outubro| Edição do dia

Foto: André Coutinho Augustin

As fundações estaduais vem sendo um dos setores mais atacados pelo governo de Sartori. Desde o início dos ataques Sartori planejava fechar definitivamente seis fundações estaduais: Cientec, FZB (MCN, Jd.Botânico, Zoológico ), Piratini (TVE, FM Cultura), FEE, FDRH e METROPLAN. Impedido provisoriamente por uma medida judicial, Sartori foi auxiliado por Gilmar Mendes, que autorizou a medida.

Assim, na semana passada ele publicou no Diário Oficial do RS a decisão do fechamento, levando ao anúncio de demissões na Cientec, na Piratini. Mas,mais uma vez, a própria justiça acatou liminar que impediu as demissões de se efetivarem.

A mobilização em defesa das fundações se ampliou, incluindo, por exemplo, pesquisadores e docentesda UFRGS.

Essa mobilização obrigou o Tribunal de Contas do Estado (TCE) a fazer um julgamento sobre a legalidade do fechamento das fundações feito por Sartori. Previsto para ocorrer nessa quarta-feira, os servidores das fundações convocaram um ato durante o julgamento em defesa das fundações.

Enquanto isso, Sartori continua recebendo auxílio de Gilmar Mendes, que compareceu ao Palácio do Piratini para lhe aconselhar.

Nessa segunda, 23, os servidores deram um passo à frente em sua mobilização e aprovaram estado de greve, dando um passo adiante para se unir a outras categorias que já paralisaram contra os ataques de Sartori. A força da mobilização cresce, e os trabalhadores do RS mostram o caminho para derrotar os ataques de Marchezan e Sartori, sendo um exemplo para retomarmos o caminho das greves contra Temer e seus ataques.

Veja também: 5 propostas para derrotar Sartori e Marchezan com a força da mobilização

Com ameaça de repressão a educadores, governo Sartori diz que professores são “truculentos”

(VÍDEO) É possível derrotar o projeto golpista no RS!




Tópicos relacionados

Greve Municipários Poa   /    RS   /    Marchezan   /    Rio Grande do Sul   /    Sartori   /    Greve Professores RS   /    Greve   /    Crise gaúcha   /    Política   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar