×

França | Todos os artigos | Crise no NPA: um debate urgente na “extrema esquerda” francesa e internacional

O Novo Partido Anticapitalista da França (NPA) se encontra em estado de crise terminal, atravessado por dois projetos estratégicos antagônicos. Um, representado pela antiga maioria, busca liquidar o partido através de um acordo político-eleitoral com o reformismo do La France Insoumise de de Jean Luc Mélenchon, inclusive censurando a esquerda até a próxima Conferência Nacional. O outro, representado pela Corrente Comunista Revolucionária, busca fortalecer uma política de independência de classe para colocar o NPA na direção da construção de um partido revolucionário. Trata-se de um debate prioritário e de extrema importância para a esquerda não só francesa, mas também internacional.

sexta-feira 21 de maio de 2021 | Edição do dia

Confira neste link todos os artigos relacionados à atual crise no NPA.

A seguir, listamos por data as notas que publicamos:

21 de maio de 2021 - Anasse Kazib e centenas de militantes operários e jovens ameaçados de expulsão do NPA

Por Comitê de Redação Révolution Permanente

Novo capítulo dentro da profunda crise que sofre o Novo Partido Anticapitalista (NPA): a antiga maioria expõe sua intenção de expulsar aos militantes do Révolution Permanente. Uma maneira de evitar a questão da pré-candidatura de Anasse Kazib, gerando além do mais uma maioria fictícia que haviam perdido na base da organização, para dirigi-la a uma política de aproximação à La France Insoumise (LFI), algo que já vem ocorrendo frente às próximas eleições regionais.

19 de maio de 2021 - A esquerda brasileira diante da crise terminal do NPA e os partidos amplos

Por Diana Assunção

O Novo Partido Anticapitalista da França está neste momento em uma crise terminal. Este, que foi um símbolo dos chamados "partidos amplos”, se encontra em uma encruzilhada deixando em evidência a falência deste projeto que se propunha unir "reformistas e revolucionários". A nossa diferença é que defendemos a emergência de uma corrente revolucionária que busca fundir o balanço crítico da tradição do trotskismo francês com a nova vanguarda operária deste país.

16 de maio de 2021 - França: crise terminal do NPA e surgimento de uma nova corrente revolucionária

Por Fredy Lizarrague

O Novo Partido Anticapitalista da França se encontra em uma crise terminal. A novidade, para todas as organizações e lutadores que se reivindicam socialistas, revolucionários, da classe trabalhadora, é que nessa crise há uma nova corrente revolucionária que está batalhando e emergindo em seu interior, que tende a fundir o balanço crítico da tradição do trotskismo francês e internacional com dirigentes e militantes de uma nova geração da vanguarda operária. Toda a militância e todas as organizações da esquerda operária, socialista e revolucionária a nível internacional deveriam prestar atenção e se posicionar nessa luta, em particular aquelas que reivindicam a luta pela reconstrução/refundação da Quarta Internacional.

12 de maio de 2021 - Eleições presidenciais e crise do NPA na França: um debate com as correntes de esquerda do partido

Corrente Comunista Revolucionária (CCR) no NPA da França

O Novo Partido Anticapitalista (NPA) atualmente passa por uma forte crise, com risco de implosão no curto prazo. Nesse contexto, as diferentes tendências que compõem a ala esquerda do partido poderiam ter um papel muito importante a desempenhar, oferecendo uma perspectiva à centenas de militantes que não concordam com o último giro da antiga majoritária, cristalizado em acordos eleitorais muito oportunistas com o La France Insoumise para as eleições regionais. Esta carta, embora pública, se dirige em especial ao conjunto de militantes da esquerda do NPA e concretamente às correntes L’Etincelle, Anticapitalisme et Révolution (A&R) e Démocratie Révolutionnaire (DR).

1º de maio de 2021 - Anasse Kazib: “Os últimos acontecimentos mostraram que a classe trabalhadora nunca foi tão importante e tão grande”

Confira a intervenção de Anasse Kazib no Ato Internacionalista de 1º de Maio da Fração Trotskista - Quarta Internacional (FT-QI). Anasse é trabalhador ferroviário francês e militante da Corrente Comunista Revolucionária (CCR) no NPA e pré-candidato presidencial.

6 de abril de 2021 - Anasse Kazib, ferroviário da nova geração operária francesa, é pré-candidato à presidência pelo NPA

Por Esquerda Diário e Révolution Permanente

Neste domingo, 04 de abril, ocorreu uma reunião do Conselho Político Nacional do Novo Partido Anticapitalista francês, na qual ocorreu, entre outras, uma discussão sobre a situação e uma primeira troca sobre a política do NPA para as eleições presidenciais de 2022. Os delegados da CCR – Revolução Permanente propuseram a pré-candidatura de Anasse Kazib, metroviário, militante do NPA e protagonista de algumas das principais mobilizações dos últimos anos, como a luta contra a reforma ferroviária de 2018, a greve contra a reforma da previdência e novamente nas mobilizações antirracistas.

6 de abril de 2021 - A nova geração operária na França e a necessidade de um Partido Revolucionário dos Trabalhadores

Comitê de Redação do Révolution Permanente

Embora um novo ciclo de luta de classes se tenha aberto na França desde 2016, a extrema-esquerda mal aparece como uma alternativa. Porém, a gravidade da crise aberta pela pandemia e o surgimento de uma nova geração operária forjada nesta onda de luta abre, nas circunstâncias atuais, a possibilidade de se construir um partido revolucionário na França.

19 de outubro de 2020 - Crise e risco de cisão do NPA na França: O ponto de vista de Anasse Kazib e Daniela Cobet

No fim de semana de 3 a 4 de outubro, a antiga maioria do NPA realizou uma reunião nacional antes do Congresso do Partido agendado para janeiro. Em pauta, a possibilidade de um rompimento com as tendências de esquerda do partido que hoje representam bem mais da metade da organização. Anasse Kazib e Daniela Cobet, ambos membros da direção do NPA, dão o seu ponto de vista e reagem à coluna publicada em L’Anticapitaliste na sequência desta reunião.

26 de agosto de 2020 - Anasse Kazib: Frente à crise do NPA na França, precisamos de um grande partido revolucionário!

Atores das recentes lutas na França e militantes revolucionários estiveram presente neste domingo ao encontro de abertura da Universidade de Verão do Novo Partido Capitalista (NPA). Anasse Kazib, ferroviário e militante do NPA - Revolution Permanente, colocou as principais questões do próximo período e a necessidade de construir um partido revolucionário no momento em que o NPA está passando por profundos debates sobre seu futuro.

16 de agosto de 2020 - Um dimensionamento da crise do Novo Partido Anticapitalista da França

Por Virginia de la Siega

Há algumas semanas, os militantes do NPA leitores do Le Monde se depararam com um artigo da jornalista Sylvia Zappi que lhes anunciava que seu partido estava prestes a "implodir". Suas conclusões se baseiam em uma leitura do Boletim Interno que relatava sobre a última reunião do Comitê Político Nacional (CPN) de 4 e 5 de julho. O objetivo desta nota é explicar como chegamos a essa situação justamente quando um partido revolucionário é mais necessário que nunca na França.

3 de agosto de 2020 - “NPA ameaça implodir”: Sobre artigo publicado no Le Monde

Comitê de Redação do Révolution Permanente

Um artigo publicado há alguns dias no Le Monde, assinado por Sylvia Zappi, evoca uma ameaça de "implosão" que hoje pesa sobre o Novo Partido Anticapitalista. A narrativa feita sobre as causas e características da crise é marcada por uma visão parcial da situação, deixando de lado elementos decisivos aos quais desejamos retomar.

11 de janeiro de 2018 - Por um Novo Partido Anticapitalista (NPA) operário e revolucionário

Corrente Comunista Revolucionária

Publicamos uma síntese da plataforma impulsionada pela Corrente Comunista Revolucionária junto com outros militantes, para o Congresso do Novo Partido Anticapitalista (NPA) da França, que será no primeiro fim de semana de fevereiro.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias