×

Greve no Metrô | Todo apoio à greve dos metroviários! Por um plano de luta contra as privatizações de Tarcísio

Nesta segunda-feira, os metroviários farão uma assembleia para votar se irão entrar em greve amanhã. Essa greve seria fundamental para se enfrentar com Tarcísio e a extrema-direita no governo, que além de promover a chacina do Guarujá prepara grandes ataques contra os trabalhadores.

segunda-feira 14 de agosto de 2023 | Edição do dia
(Foto: Mídia Ninja)

Os metroviários, com sua greve em abril deste ano, foram o primeiro setor a se levantar e se enfrentar com o governo de extrema-direita de Tarcísio de Freitas e, apesar das manobras, conseguiram uma vitória ao fazer o governo recuar.

Agora, o governo estadual mostra suas garras e busca avançar sobre os trabalhadores e os serviços públicos, com o anúncio da privatização do Metrô, da CPTM e da Sabesp, três empresas que prestam serviços essenciais à população. A privatização, ao tornar o lucro o fim último destas empresas, irá piorar a qualidade dos serviços, aumentar os preços além de representar uma piora das condições de trabalho nesses locais.

Além dessas empresas, anunciaram também que irão deixar de usar livros didáticos nas escolas estaduais, priorizando conteúdos digitais, em um movimento que beneficia o próprio secretário de educação, Renato Feder, que é empresário da área de eletrônica. Os trabalhadores da Etecs e Fatecs também estão em uma importante luta não só por um justo reajuste salarial, mas também contra a cessão de um prédio histórico da Fatec a uma universidade privada.

É muito importante, ainda, que haja uma resposta à altura para a chacina do Guarujá, feita pela PM de Tarcísio e Derrite.

Por tudo isso, se faz importante a greve de amanhã. O Sindicato dos Metroviários, nos últimos anos, tem sido linha de frente nas lutas, cumprindo um papel fundamental, com sua capacidade de para a maior cidade do continente e uma greve forte poderia impactar toda a situação do país.

Mas para que se possa realmente avançar para derrotar os ataques, é necessário que haja um plano de luta unificado, que as grandes centrais sindicais construam um movimento de mobilizações, greves etc. capaz de barrar as privatizações. Uma vitória hoje em São Paulo fortaleceria a luta contra as privatizações em todo o país.

O Movimento Nossa Classe tem passado em diversos locais de trabalho no Metrô na construção da greve do dia 15/8. O Esquerda Diário apoia integralmente a luta dos metroviários e se coloca à disposição para fortalecer esta greve fundamental.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias