Sociedade

GREVE DOS GARIS

Todo apoio: Garis entram em greve em Belford Roxo

Os garis de Belford Roxo-RJ estão de braços cruzados desde a última sexta-feira, dia 11 contra a falta de salário e retirada de direitos.

quarta-feira 16 de janeiro| Edição do dia

Foto: Roberto Moreyra. Jornal Extra

Nas ruas de Belford Roxo repletas de lixo é visível o descaso das empresas terceirizadas e do governo com a população que sofre as consequências da greve dos garis e com os próprios trabalhadores que estão sem receber os salários de dezembro e o 13º até hoje.

Mas as demandas dos garis vão além do já absurdo atraso de salário, eles denunciam que a empresa não oferece nem mesmo equipamentos básicos para o trabalho, como luvas e capa de chuva. Em declaração ao "Bom dia Rio" um trabalhador fala sobre a ausência de direitos elementares:

"Não temos contra-cheque, férias, licença prêmio. Tirou nossos direitos: insalubridade, plano de cargos e salários, gratificação".

A greve segue por tempo indeterminado, enquanto a prefeitura alega estar em dia com o pagamento dos serviços e que a responsabilidade do atraso dos salários é da empresa terceirizada.

Cada avanço dos ataques contra os trabalhadores, que ganha força no governo Bolsonaro, aumentam a precariedade do trabalho dos brasileiros, aumentando a terceirização, retirando direitos trabalhistas a tempos conquistados etc.

A greve dos garis em Belford Roxo é uma pequena demonstração da força que a luta dos trabalhadores tem contra a retirada de direitos e precarização do trabalho que os golpistas querem impor. Inclusive os garis tem um importante histórico de luta e organização no Rio, como a greve dos trabalhadores da Comlurb de 2014 em que se organizaram superando o sindicato vendido e conquistaram as demandas conquistando imenso apoio popular no país inteiro.

Todo apoio a greve dos garis de Belford Roxo! Que todas as reivindicações sejam atendidas imediatamente!




Tópicos relacionados

Garis   /    Greve   /    Sociedade   /    Rio de Janeiro   /    Mundo Operário

Comentários

Comentar