×

Urgente | Terceirizadas dos hospitais do DF se mobilizam contra salários atrasados

As trabalhadoras da limpeza dos hospitais do Distrito Federal, essas com contratos de trabalho precários oriundos da terceirização realizada pela Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), se mobilizam para cobrar os salários e vale-alimentação da empresa BRA Serviços.

sexta-feira 11 de fevereiro de 2022 | Edição do dia

A empresa BRA além de ter um histórico de atrasos nos pagamentos dos funcionários, joga a culpa na SES-DF, dizendo que a Secretária não teria pago, porém quando questionado a SES comenta que os valores foram repassados normalmente. As trabalhadoras enfrentam uma empresa “picareta” e uma Secretária de Saúde pouco interessada em ajudar, e com responsabilidade na situação pois a terceirização gera uma tremenda precarização e constantes ataques aos direitos dos funcionários. Em relato de uma das trabalhadoras, as funcionárias estão se organizando e batalhando pra receber seus pagamentos.

A situação das trabalhadoras é caótica, e o Governo do DF é responsável por isso. Trabalhadoras ameaçadas de despejo pelo aluguel atrasado, com crianças com fome em casa, essa é a situação concreta que a terceirização gera e que enfrentam as funcionárias da empresa BRA Serviços. Essa é uma categoria extremamente fragilizada, que durante a pandemia foi exposta a grandes riscos sanitários para a manutenção do funcionamento dos hospitais, mesmo exercendo um trabalho de extrema importância as trabalhadoras não recebem nenhum reconhecimento e nem ao menos seus direitos.

“Falaram que não tem dinheiro no caixa e que não ia pagar, e que o governo tá devendo, e a secretária tá devendo (…). A gente não sabe se vai receber, tinha uma licitação, mas a BRA barrou a licitação, eles vão ter mais seis meses, e já começa a licitação com esse atraso, tem mãe com filho pequeno e as coisas acabando dentro de casa, tem gente que paga aluguel e os donos já revoltados porque é todo mês essa história”. Relato de trabalhadora.

Nós do Esquerdo Diário nos solidarizamos com as trabalhadoras, e levantamos como campanha permanente a efetivação sem necessidade de concurso para todos os trabalhadores terceirizados. É necessário tomar os sindicatos e as centrais sindicais pelas bases e exercer pressão nas direções para avançar nessa pauta tão necessária para unificar as categorias. Pela efetivação de todas! Pagamento imediato de todos os direitos e benefícios atrasados! Que o sindicato e as centrais sindicais apoiem de maneira efetiva a greve da categoria!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias