DOSSIÊ DIA DOS PROFESSORES

Temer “homenageia” professores em publicação hipócrita

Hoje, 15 de outubro, comemora-se o dia dos professores em todo o território nacional. Para não perder a oportunidade de tentar recuperar uma parcela de sua enorme desaprovação, o golpista Michel Temer faz publicação “homenageando” aos professores e “reafirma seu compromisso com a Educação”.

domingo 15 de outubro| Edição do dia

Sua hipocrisia ao afirmar que possui um compromisso com a educação seria cômica se não fosse trágica.

O governo Temer é diretamente o responsável por articular minuciosamente e implementar o projeto que, agora aprovado, congela os gastos com saúde e educação em todo o território brasileiro pelos próximos 20 anos, até 2036. Ao passo que isso acontece, aprovou o aumento de investimentos militares para R$10 bilhões, garantindo repressão para que passe ainda mais ataques. Como é possível dizer ter compromisso com a educação cortando e congelando investimentos na educação das crianças e da juventude brasileiras?

Como se já não fosse catastrófico o suficiente a aprovação deste pacote, também aprovou a Reforma do Ensino Médio, que já corta a obrigatoriedade de matérias imprescindíveis para a formação de um sujeito crítico e, em consequência, corta também o emprego de milhares de professores de Sociologia, Artes, Educação Física e Filosofia, reduzindo também a carga horária de disciplinas como História e Geografia.

Também ao lado de Temer existem os seus comparsas aliados, como Geraldo Alckmin (PSDB), que sua "contribuição à educação" tem sido fechar escolas e salas de aula, deixando os professores sobrecarregados com turmas de 50 alunos, e também o João Dória (PSDB), que também tem sido o mestre da desumanização, a exemplo do racionamento da merenda nas escolas da prefeitura ou também marcando as crianças como gados para que não possam repetir refeições.

É esse o tipo de homenagem que os golpistas reservam aos professores: o desemprego e a completa destruição do ensino público?

Em um importante dia como o de hoje, a nossa homenagem do Esquerda Diário a todos os professores é resgatar todo o histórico de lutas que os professores e profissionais da educação protagonizaram em anos, resgatar e valorizar a responsabilidade que têm estes profissionais ao carregar nas costas a educação e o conhecimento para milhões de crianças e jovens mesmo com todos os obstáculos e dificuldades que impõe o governo federal e os governos estaduais, sempre nas mãos de uma corja de políticos que privilegiam a educação privada de empresários bilionários, e é por este ato de resistência que os professores e as professoras devem ser homenageados.

A educação e todos seus profissionais resistem. Os professores do Rio Grande do Sul mostram o caminho!




Tópicos relacionados

Dossiê Dia dos Professores   /    Governo Temer   /    Educação   /    Professores

Comentários

Comentar