Teoria

TRÓTSKI: 80 ANOS DE SEU ASSASSINATO

TRÓTSKI EM PERMANÊNCIA: uma homenagem nos 80 anos de sua morte

Aos 80 anos do assassinato covarde de Leon Trótski por um agente do stalinismo e a fim de recuperar e reafirmar o legado do revolucionário russo, o Comitê Mário Pedrosa, que organiza o II Encontro Internacional Leon Trótski – São Paulo, Brasil (adiado para de 2021), convida a todas e todos para o evento on-line Trótski em permanência: uma homenagem nos 80 anos de sua morte​, a ocorrer nos dias 17, 18 e 19 de agosto (de segunda a quarta-feira).

quarta-feira 12 de agosto| Edição do dia

Sempre às 19h e com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook, as três mesas redondas buscam oferecer uma visão histórica da vida, da obra e da prática de Trótski, ao mesmo tempo que pretendem refletir sua atualidade, como ferramentas para pensar a atuação dos revolucionários nos dias de hoje. Não é necessário inscrição, basta acessar o link no dia e horário de cada mesa.

Link do YouTube onde ocorrerão as transmissões: https://tinyurl.com/eventotrotski

Link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/729548247844550?active_tab=about

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira, 17 de agosto de 2020
MESA 1 – Trótski, a URSS e o stalinismo
Angela Mendes de Almeida: professora aposentada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), doutora em sociologia, criadora do site Observatório das Violências Policiais e dos Direitos Humanos (http://www.ovp-sp.org/).
Valério Arcary: Professor titular aposentado do IFSP. Doutor em História pela USP. Militante trotskista desde a Revolução dos Cravos e dirigente da corrente Resistência (PSOL).
Eduardo Almeida: médico socorrista e dirigente do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU).
Erson Oliveira: professor aposentado da PUC-SP e integrante do Partido Operário Revolucionário (POR).

Mediação de Antonio Rago: professor de história contemporânea da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), onde fez também seu doutorado em história.

Terça-feira, 18 de agosto e 2020
MESA 2 – O trotskismo sobre o fascismo e a questão negra
Osvaldo Coggiola: professor titular de História Contemporânea da USP, doutor em História comparada das sociedades contemporâneas, foi vice-presidente do Andes e da Adusp.
Ricardo Castro: professor adjunto de História Contemporânea no Instituto de História (IH) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Adão Oliveira: militante de movimentos sociais de longa data, é um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU).
Letícia Parks: comunicadora, editora do Esquerda Diário, uma das fundadoras do Quilombo Vermelho e militante do Movimento Revolucionário de Trabalhadores (MRT).
Sándor John: professor na City University of New York, autor de El trotskismo boliviano: Revolución permanente en el altiplano. Participará através de um vídeo pré-gravado.

Mediação de Paula Vaz de Almeida: tradutora, doutora em literatura e cultura russas pela Universidade de São Paulo (USP) e editora nas Edições ISKRA.

Quarta-feira, 19 de agosto de 2020
MESA 3 – História do movimento trotskista
Frank García Hernández: historiador e sociólogo, membro do Comitê Editorial do blog Comunistas, coordenador do 1er Encuentro Académico Internacional León Trotski (Cuba, maio de 2019). Participará através de um vídeo pré-gravado.
Murilo Leal: professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), integrando o Eixo "Compreensão da Realidade Brasileira e as Relações Internacionais", doutorado em História pela Universidade São Paulo.
Candido Alvarez: cientista político, dirigente da Liga Bolchevique Internacionalista (LBI).
Dainis Karepovs: historiador, escritor e doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo.
Gilson Dantas: médico, doutor em sociologia com pós-doutorado em política social pela Universidade de Brasília (UnB).

Mediação de Marcio Lauria Monteiro: pesquisador de doutorado no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF), professor na rede municipal de Niterói.

O evento on-line Trótski em permanência: homenagem nos 80 anos de sua morte é organizado pelo Comitê Organizador Mário Pedrosa, responsável também pelo II Encontro Internacional Leon Trótski (agosto de 2021). O comitê é composto por:

Antônio Rago Filho (PUC)
Flo Menezes (Unesp)
João Batista Aragão Neto (“Juca”)
Marcus Bastos
Frank García Hernández (Cuba)
Marcio Lauria Monteiro
Édson Luis de Oliveira
Paulo Cesar Pedrini
Daniel Cardoso Perseguim de Oliveira
Morgana Romão
Paula Vaz de Almeida

ATENÇÃO: O II Encontro Internacional Leon Trótski​ – Brasil, que iria ocorrer em novembro do corrente ano, foi adiado para agosto de 2021, com submissão de trabalhos até 31 de dezembro. Para mais informações e inscrições, acesse: http://encuentrotrotsky.org/ Assista ao vídeo de Flo Menezes sobre o adiamento do II Encontro: https://youtu.be/rezeFxwLVZY




Tópicos relacionados

Trotskismo   /    Leon Trótski   /    Trotsky   /    Teoria

Comentários

Comentar