×

FUTEBOL | Solidariedade de um torcedor corinthiano aos torcedores chilenos agredidos e presos

Opinião de um torcedor do Corinthians que presenciou a repressão policial aos torcedores chilenos no jogo da última quarta, 06, que levou 26 chilenos presos.

quinta-feira 6 de abril de 2017 | Edição do dia

Ontem pela noite acho que eu vi uma das cenas mais tristes em toda minha vida nos estádios de futebol...

Eu costumo reivindicar bastante o fato de torcer pra um time de origem e fundação operária, de ter uma torcida majoritariamente da periferia, e que se coloca politicamente, como recentemente na máfia das merendas, e em solidariedade à luta dos secundas. Mas ontem, uma parte da torcida exibiu de forma deprimente a contradição de um “time do povo” num estádio elitizado.

Já antes do jogo, os torcedores chilenos entraram em confronto com policiais por conta de um rojão lançando. E durante o intervalo, responderam as agressões da PM que covardemente os espremeram à base de porradas e gás no pequeno espaço que ocupavam.

Alguns quebraram cadeiras do estádio durante o confronto. Eu consegui ver dois torcedores chilenos (os dois negros), detidos pela PM, sendo levados para um canto e tomando chutes dos policiais enquanto eram obrigados a permanecer ajoelhados.

E ai vem a parte que é triste: uma grande parcela da torcida corinthiana reivindicou a ação policial contra os chilenos. Torcedores que assim como nós, já foram e ainda serão muitas vezes reprimidos nos estádios e fora deles. Que são, assim como a grande massa dos corinthianos, trabalhadores!

A tensão se elevou até um nível em que cadeiras quebradas do estádio serviram para alguns corinthianos como justificativa para a violência brutal e racista da PM.

Vale a ressalva que a torcida do time chileno é historicamente uma torcida que se afronta com a polícia, desde a época da ditadura chilena. Isso só mostra o como o “futebol moderno” é um câncer. Um câncer que faz com que torcedores que já foram e ainda serão vitimas da violência policial aplaudam a pancadaria da PM, mesmo com históricos semelhantes.

Não consegui nem comemorar o segundo gol do Corinthians, de tanto desgosto que senti ao ver isso. Nem falar uma palavra, ou cantar um canto sequer. Depois de terminado o confronto dos torcedores chilenos que restaram e não foram presos ou expulsos pela PM, uma grande parte foi embora do jogo ainda acuados e ameaçados. Confesso que me deu vontade de ir também...

Enquanto eu gritava contra a PM, alguns gritavam “bate mais”, ou então batiam palmas pra PM e ofendiam os chilenos. Polícia não se defende nunca. Jamais podemos aceitar que se reivindique a violência policial para quem quer que seja. A polícia é um órgão nojento, racista, que serve pra reprimir trabalhador e pra derramar sangue na periferia.

Chega de polícia nos estádios! Chega de polícia no mundo!

"Paz entre as torcidas, guerra aos senhores"

Toda a solidariedade aos torcedores chilenos! Liberdade aos 26 presos!

#CONTRAOFUTEBOLMODERNO




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias