×

COVID-19 | Sobre os debates médicos e científicos no Esquerda Diário a respeito da COVID-19

Desde o começo da pandemia nós do Esquerda Diário viemos agitando e defendendo um programa de combate ao vírus o mais científico e racional à serviço da proteção das vidas dos trabalhadores, que não poderia sair das mãos dos políticos burgueses ou da indústria farmacêutica, comprometidos, ambos, acima de tudo, com a manutenção de seus lucros.

sexta-feira 19 de fevereiro de 2021 | Edição do dia

Contra o obscurantismo negacionista de Bolsonaro, e também contra os atores burgueses que são parte do golpismo institucional (como Doria e os governadores, os parlamentares, os ministros do STF, etc.), a solução da crise sanitária só poderia vir do combate das forças organizadas da classe trabalhadora, das mulheres, dos negros e da juventude. Defendemos programaticamente nesse Esquerda Diário, desde o início da pandemia, a realização de testes massivos, a ampliação da estrutura permanente do sistema público de saúde, com unificação dos leitos e construção de novas vagas de UTI, além da contratação de profissionais da área de saúde.

Como parte da Fração Trotskista, organização internacional que impulsiona a Rede Internacional de diários, discutimos em nossas páginas como a irracionalidade da produção capitalista, com as patentes e a propriedade intelectual a serviço do lucro, é um entrave para o livre intercâmbio do conhecimento científico e suas pesquisas. A luta pela quebra das patentes como parte da batalha pela disponibilização de vacinas para todos é uma necessidade urgente em face da catástrofe da pandemia. Da mesma forma, é parte da linha programática desse Diário a imediata intervenção estatal de todas as empresas farmacêuticas e laboratórios, para colocá-los sob o controle dos profissionais de saúde e servir a planos racionais de produção e distribuição de vacinas e testes, com vistas à nacionalização dessas empresas sob controle operário, junto com todos os recursos da saúde privada.

Portanto, nossa linha editorial sempre foi defender um programa de ação dos trabalhadores para a crise sanitária, denunciando não só o negacionismo de Bolsonaro mas também a demagogia dos demais atores do regime golpista, todos responsáveis pela catástrofe social e sanitária. Diante do aumento das tendências nacionalistas reacionárias por parte dos Estados imperialistas e face à especulação brutal das multinacionais, desde a nossa perspectiva de luta internacionalista, anticapitalista e anti-imperialista, viemos convocando todas as organizações que se reivindicam defensoras da classe trabalhadora ou dos interesses populares, para impulsionar medidas urgentes de luta em comum, partindo da reivindicação da extinção de patentes e garantindo vacinas e outros medicamentos, equipamentos e recursos necessários ao combate à pandemia

Em base a essa linha editorial, sempre defendemos a liberdade de pesquisas científicas, um princípio elementar para os revolucionários, algo permanentemente atacado pela nefasta tradição da contrarrevolução stalinista. Gilson Dantas tem uma opinião pessoal em relação ao uso de outros medicamentos como parte do tratamento para a COVID-19, uma posição que não representa a visão editorial do MRT sobre o tema. Reafirmamos nosso compromisso com essa liberdade de debates, e globalmente a liberdade de pesquisas científicas, como parte da tradição de combate do trotskismo frente aos métodos burocráticos do stalinismo.

Para acessar às posições oficiais do Esquerda Diário sobre o tema da COVID-19, disponibilizamos alguns links abaixo:

"Guerra pelas vacinas": frente à irracionalidade capitalista, anulação das patentes e vacinas para todo mundo

Contra Bolsonaro e Doria, batalhemos pela disponibilização universal da vacina

Contra Bolsonaro e Doria, defendemos todas as medidas contra a Covid e o direito à vacina para todos




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias