×

EDUCAÇÃO PRECARIZADA | Só metade dos professores no Brasil tem formação em todas as áreas que lecionam

segunda-feira 23 de janeiro de 2017 | Edição do dia

A partir das informações do Senso Escolar de 2015, o Movimento Todos Pela Educação realizou um estudo e afirmou "menos da metade dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental têm licenciatura para todas as disciplinas que lecionam".

O estudo realizado pelo Movimento mostrou que 45,9% dos professores dos anos finais do Ensino Fundamental e 53,8% dos docentes do Ensino Médio das escolas públicas e privadas de todo o país têm licenciatura para todas as disciplinas que lecionam. O resto dos profissionais desenvolve seu trabalho docente em áreas nas quais não são formados.

Isto mostra como a precarização da educação e também a precarização e subvalorização da atividade docente provoca esse tipo de consequências nas redes públicas a nível federal, estadual e municipal e também na rede privada. A baixa remuneração e más condições de trabalho fazem com que muitos profissionais da educação prefiram atuar em outras áreas.

Veja os gráficos

O estudo especifica o caso da matéria de Física em que só 27% dos que lecionam a matéria estão formados para isso e que na maior parte dos casos são os professores de matemática que cumprem essa função.

A reforma do ensino médio busca se adequar a esse quadro de precariedade, pois vai retirar a obrigatoriedade de diversas matérias do currículo. Dessa forma, o governo busca "resolver" o problema não combatendo-o, que seria através de mais investimentos no ensino superior, na formação de mais professores e com qualidade, no incentivo ao magistério através da valorização do professor, etc. Ele busca "resolver" o problema reduzindo o quadro de professores.

Precisamos lutar contra a atual precarização da educação pública e contra a reforma do ensino médio dos golpistas e por uma educação pública que seja universal, gratuita e de qualidade para todos.

Fonte: http://www.todospelaeducacao.org.br/reportagens-tpe/40805/menos-da-metade-dos-professores-dos-anos-finais-do-ensino-fundamental-tem-licenciatura-para-todas-as-disciplinas-que-lecionam/




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias