×

LIBERDADE DE IMPRENSA | Site Diário Causa Operária é hackeado e perde 4 mil artigos

segunda-feira 27 de julho de 2020 | Edição do dia

Imagem: causaoperaria.org.br / DCO

No dia 18 de julho o Partido da Causa Operária (PCO) teve seu site Diário Causa Operária (DCO) hackeado enquanto era reformulado. Os hackers apagaram mais de quatro mil artigos, demonstrando a intenção de destruir as produções feitas pelo diário. Segundo membros do DCO, os artigos apagados não constavam no backup. Membros do jornal afirmam que trabalham para recuperar tudo.

O contexto de ataque Hacker vem no marco de um acirramento da disputa pelas redes sociais, aonde o Supremo Tribunal Federal justamente retirou do ar centenas de perfis bolsonaristas, em uma medida autoritária que censura a extrema direita e com isso gera precedentes para censurar a esquerda no futuro. A situação indica que o hackeamento do DCO pode ter sido uma ataque orquestrado pela própria extrema direita, portanto. A verdade é que o STF se apoia no ódio que esta extrema direita gera em setores democráticos e progressistas, para alçar o próprio STF que foi parceiro e grande avalizador do golpe institucional, agora como se fosse um defensor da "institucionalidade democrática". Nada mais falso.

Segundo o PCO, essa invasão causou a destruição dos trabalho de quase 500 pessoas que colaboram com o diário. Os artigos apagados correspondem a cerca de 100 dias e oito mil horas de trabalho dedicado ao site, segundo o grupo. Repudiamos completamente esse ataque a um jornal de esquerda, bem como qualquer tipo de ataque às mídias independentes.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias