×

Demorou, mas foi! | Símbolo da impunidade, viúva de Pinochet morre aos 99 anos e Chile comemora

As comemorações pela morte de Lúcia Hiriart tomaram o Chile de norte a sul. Milhares foram à Praça Dignidade celebrar o momento que demorou, mas veio. Lúcia Hiriart foi esposa de Augusto Pinochet, representante de uma das ditaduras mais sangrentas da história da América Latina.

sexta-feira 17 de dezembro de 2021 | Edição do dia

A sabedoria popular diz que há males que não duram cem anos, e com a viúva do do ditador Pinochet não foi diferente.

Lúcia passou seus últimos dias em casa junto com a família e morreu na tarde do dia 16 de dezembro de 2021. Desde agosto ela apresentava complicações respiratórias e se internou no Hospital Militar. Não foram poucas as famílias que não puderam sequer se despedir de seus maridos, mulheres, filhos, avós, por conta da ditadura. A lista de atrocidades cometidas pelo regime militar chileno é de arrepiar a qualquer gota de humanidade e Lúcia foi peça-chave das barbaridades.

Muito além de apenas cônjuge do ditador, Lúcia era considerada como uma “estrategista política, a do poder nas sombras”, como escreve Alejandra Matus, jornalista que publicou a biografia não autorizada da ex-primeira dama.

  •  Para saber mais sobre o golpe militar no Chile, leia aqui.

    Lúcia teve enorme influência sobre seu marido e foi uma das pessoas que mais o influenciou na decisão em liderar o golpe de Estado sobre o governo de Salvador Allende.

    Sua biógrafa também afirma que Lúcia “foi importante para que Pinochet pudesse trair seus camaradas”, destacando que ela inclusive aceitou a morte, tortura e exílio de familiares.

    Veja comemorações na Praça Dignidade, em Santiago:




  • Comentários

    Deixar Comentário


    Destacados del día

    Últimas noticias