VIOLÊNCIA POLICIAL

Sete tiros pelas costas: mais um homem negro vítima da violência policial racista nos EUA

Neste domingo (23) mais um homem negro foi baleado pelas costas por policiais na cidade de Kenosha, em Wisconsin nos Estados Unidos. A vítima é Jacob Blake de 29 anos, que está em estado grave no hospital após os seguidos tiros disparados. Mais um revoltante caso que escancara o racismo da instituição policial.

segunda-feira 24 de agosto| Edição do dia

A informação é de que os policiais estavam no local por conta de um chamado para resolver um incidente doméstico. A ação racista e criminosa da polícia foi gravada. No vídeo, vemos Jacob Blake cercado por policiais que o acompanham enquanto se dirige ao veículo e, ao abrir a porta, o policial dispara sete tiros nas costas de Jacob. Sua família, esposa e filhos, estavam no local e assistiram a todo crime. As imagens são completamente revoltantes e desesperadoras. É preciso dizer basta à violência policial que tem como mira os corpos negros.

A população de Kenosha realizou fortes protestos pela cidade com cartazes escrito “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam) e manifestações nas redes sociais com a hashtag “Abolish Police” (Abolir a Polícia). Centenas de pessoas cercaram o departamento de polícia de Kenosha e carros policiais foram incendiados. Como resposta às manifestações antirracistas e anti-polícia, o prefeito democrata John Antaramian acionou as tropas de choque e impôs toque de recolher, respondendo absurdamente com mais violência policial.

Seja no coração do imperialismo ou aqui no Brasil, vemos a barbárie capitalista reservada a população negra, com a instituição policial cumprindo um papel essencial para a manutenção desse Estado capitalista que explora e oprime todos os dias os trabalhadores, jovens, negros, mulheres e LGBTS. Por isso, nós do Esquerda Diário estamos juntos do Left Voice, corrente irmã do MRT nos EUA, e de toda população norte-americana que exige o fim da polícia e justiça por todas as vítimas da violência policial. A força das mobilizações que emergiram há 3 meses nos EUA por Justiça a George Floyd, com união de toda população oprimida aos trabalhadores, mostra o caminho.




Tópicos relacionados

Racismo Policial   /    #BlackLivesMatter   /    Racismo   /    Racismo EUA   /    Violência policial

Comentários

Comentar