×

TRIBUNA ABERTA | Servidores de Guarulhos exigem que sindicato convoque para ato em 30/03 e paralisação nacional em 31/03

Os servidores da Prefeitura Municipal de Guarulhos exigem que o STAP (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Guarulhos) convoque, de forma oficial, através de seus veículos de comunicação (site, facebook, etc.), os trabalhadores para participarem dos protestos contra as Reformas da Previdência e Trabalhista e contra a Terceirização que ocorrerão da seguinte forma: Ato dia 30/03 às 17h00 na Praça Getúlio Vargas – Guarulhos e
Paralisação Nacional dia 31/03, com ato no vão livre do MASP – São Paulo às 16h00.

quarta-feira 29 de março de 2017 | Edição do dia

Segundo um pronunciamento do STAP (Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública Municipal de Guarulhos) em seu grupo de WhatsApp e em resposta a questionamentos sobre porque não participaria do ato nacional convocado para o dia 31 de Março, o STAP soltou esta nota:

“Diante de tantos questionamentos, esclarecemos que... A diretoria do STAP está mobilizada contra a PEC 287 e outros ataques neoliberais do governo há algum tempo (fácil demonstrar através de nosso site e redes sociais). Temos buscado a unidade entre a classe trabalhadora desde o enfrentamento que fizemos contra a PEC 241/ PEC55 (que corta investimentos nas áreas de Educação e Saúde) e seguimos desse modo até hoje. É necessário esclarecer que, todas as decisões sobre nossas ações tem sido amplamente discutidas com os servidores que tem se disponibilizado a fazer, inclusive a construção da participação ativa nos dias 08 e 15 de Março. Fruto de intenso debate e visita aos locais de trabalho! O dia 15 foi consenso entre todas as centrais sindicais, tanto que os atos ocorreram em diversas categorias pela manhã e seguiu durante todo o dia. O que nos fez forte aquele dia foi a UNIÃO!!!

O dia 31 foi chamado unilateralmente pela CUT e, posteriormente, após críticas as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo assumiram o chamamento.
Não vejo como prejuízo não participar do dia 31, já que faremos diversos atos em Guarulhos, conforme nosso calendário de lutas - Dia 27/03, última segunda-feira, organizamos o Debate sobre a Reforma da Previdência - Teremos um ato no dia 05/04 na Praça Getúlio Vargas, em resposta ao anseio dos servidores em mobilizar a nossa Cidade! Nosso posicionamento é em defesa da classe trabalhadora, contra qualquer ato que ameace os direitos conquistados, primando pela UNIDADE da classe trabalhadora. Nas reuniões que ocorrem as quartas-feiras foi deliberado a não participação no dia 31, e a feitura de atos em Guarulhos. Não há desinteresse, só não pretendemos tirar a legitimidade de quem foi as reuniões às quartas e decidiu por uma outra atuação”.

O sindicato justificou sua omissão, em um debate sobre a Reforma da Previdência no dia 28 de Março em sua sede, afirmando que não acreditava ser o momento certo e que “não iria puxar servidor a força”, já que estes não estavam mostrando interesse em participar das assembleias convocadas pelo sindicato. Porém o que vimos na reunião foi um grande interesse dos servidores presentes em participar e uma sensação de boicote, já que os servidores presentes estavam todos engajados na luta contra as reformas e os ataques do governo. Também verificamos no site oficial da STAP que não há nenhuma matéria convocando os servidores para assembleia.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias