MRT

CINECLUBE NA CASA MARX

Série “Marx Voltou” inaugura o Cineclube da Casa Marx da Lapa-RJ

Nesse sábado, 3, às 18h, ocorrerá a primeira sessão do Cineclube da Casa Marx da Lapa, no Rio de Janeiro. Com exibição e debate da série argentina “Marx Voltou”, a ideia é criar um espaço de confraternização e debate para jovens e trabalhadores.

Fernando Pardal

@fepardal

sexta-feira 2 de março| Edição do dia

Em 2014, o Partido dos Trabalhadores Socialistas (PTS) argentino, organização irmã do MRT brasileiro e responsável pelo site La Izquierda Diario, decidiu dar um importante passo para a popularização das ideias marxistas: criou a minissérie em 4 episódios “Marx Voltou” (Marx há vuelto).

Inspirada no Manifesto Comunista escrito por Marx e Engels, a série coloca Marx lado a lado com trabalhadores dos dias de hoje na Argentina, em meio a uma luta contra demissões e suspensões em uma fábrica. Debate o papel da organização sindical e política, dos patrões e suas ligações com os burocratas que dominam os sindicatos, entre outras questões tão importantes como atuais para os trabalhadores brasileiros que enfrentam a crise e os ataques de governos e patrões.

A série foi exibida e debatida em centenas de locais de trabalho e estudos na argentina, com trabalhadores e jovens que se aproximavam da Frente de Esquerda e dos Trabalhadores (FIT, por sua sigla em espanhol) e ajudou a politizar a relação com companheiros que atuavam ao lado da militância do PTS em importantes batalhas sindicais, estudantis ou eleitorais.

Temos orgulho de, na inauguração do Cineclube da Casa Marx da Lapa, trazer ao público brasileiro essa produção de nossos camaradas argentinos. Queremos fazer da Casa Marx um local aberto aos jovens e trabalhadores de encontro, lazer, debate e política. Nesse sábado, 3, vamos nos reunir para começar a assistir essa série e discutir a atualidade das lições do Manifesto Comunista, escrito por Marx e Engels em 1848, mas com muitas passagens que parecem ter sido elaboradas ontem, por sua força e vigor para compreendermos e enfrentarmos os atuais desafios dos trabalhadores.

O Cineclube funcionará regularmente na Casa Marx, trazendo sempre filmes que nos instigam a refletir e debater. Apareça, convide seus amigos e familiares! A Casa Marx é nossa!




Tópicos relacionados

Casa Marx   /    MRT   /    Marxismo   /    Rio de Janeiro   /    Teoria   /    Política

Comentários

Comentar