Negr@s

CONSCIÊNCIA NEGRA

Semana da Consciência Negra, em um dos andares mais negros da UERJ

sábado 21 de outubro| Edição do dia

A UERJ é a universidade pioneira em cotas em todo o Brasil, hoje considerada a universidade que mais abrange filhos da classe trabalhadora, sofrendo sua pior crise em toda sua existência de ensino, os alunos da faculdade de educação, estão organizando a semana da consciência negra, nos dia 09/11 e 10/11 das 10:00 as 21:00.

O racismo é estrutural na formação do Brasil, desde outrora ate os dias atuais, o racismo velado é sempre presente na vida dos negros, principalmente os negros das favelas e periferias de todo Brasil, que estão mais expostos as opressões do Estado burguês, seletivo, racista e em muito dos casos, assassino.

Os organizadores prepararam debates, mini cursos e documentários, que envolvem toda a questão racial no Brasil e no mundo, falaremos sobre racismo e intolerância religiosa, racismo e sexualidade, questão negra e seu processo de luta de classes, a juventude favela, pobre e negra nas favelas do Rio de janeiro, o processo de resistência das mulheres negras ao longo da história. Junto a todo debate em torno da questão racial, teremos biblioteca negra que é inexistente na literatura brasileira, exposições do povo negro, música e cultura negra.

Venha conhecer a verdadeira história de luta e resistência do povo negro, que durante muitos séculos foram ocultadas em todo processo histórico de formação.
O mês de novembro é especial a luta dos negros, mas consideramos que o racismo deve ser combatido todos os dias do ano, pois vivemos em um país estruturamente racista, que vende uma falsa ideia de democracia racial, que assassina negros a cada 23 minutos e tem os negros hoje, nos seus piores postos de trabalhos, de ensino público e postos de saúde.

Por uma educação sem racismo, por uma sociedade verdadeiramente emancipada e livre de opressões.

Evento da atividade: https://www.facebook.com/events/1949476711937389/?ti=icl




Tópicos relacionados

Dia Nacional da Consciência Negra   /    UERJ   /    Racismo   /    Negr@s   /    Juventude

Comentários

Comentar