Negr@s

RACISMO

Selfie insinuando que jovens negros cometeriam assalto é repudiada nas redes

Jovem que aparece na foto compartilhada com insinuação que cometeria um assalto no carnaval está recebendo apoio de internautas de todo o país. “O país que a gente vive não pode ter racismo”, diz ele.

quinta-feira 15 de fevereiro| Edição do dia

“A gente acabou se tornando um meme da internet, com todo mundo achando graça. Já aconteceu de eu estar andando atrás da pessoa na rua e ela ficar olhando, achando que vou roubar por morar em morro, de ficar desconfiada”, relata Iarley Duarte, 23 anos, um dos jovens que está na foto.

Enquanto acompanhava o Bloco Bleque no centro de Vitória, tirou brincando uma foto com um desconhecido, porém este postou a foto nas redes sociais com a legenda “vou roubei seu celular”. “Ele quis dizer que antes de terminar de falar a pessoa já é assaltada”, explica Iarley sobre a expressão “vou roubei” utilizada pelo autor da selfie. A foto que insinuava que os jovens seriam assaltantes viralizou nas redes e gerou revolta em muitos internautas pelo conteúdo racista. “Tem gente de todo lugar do Brasil mandando mensagem de apoio”.

O racismo segue sendo uma realidade que milhões de brasileiros precisam enfrentar diariamente, não só em casos como este, mas também em trabalhos precários necessários sustentar esse sistema de exploração, com pesquisas apontando inclusive que mulheres negras ganham 40% menos que homens brancos. O grande repúdio da população a isso, e ao mesmo tempo o enorme apoio à escola de samba Tuiuti que ganhou a simpatia de todo o Brasil ao denunciar a “escravidão moderna”, mostram que temos força para travar essa batalha e construir uma nova sociedade, livre de qualquer tipo de opressão.




Tópicos relacionados

Carnaval 2018   /    Racismo   /    Negr@s

Comentários

Comentar