×

MOBILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES DO RJ | Segunda escola ocupada no RJ! #ocupagomes

segunda-feira 28 de março de 2016 | Edição do dia

Na manhã desta segunda-feira (28) os estudantes da cidade do Rio de Janeiro ocuparam a segunda escola em menos de uma semana. Dessa vez foi a escola Gomes Freire de Andrade, localizada no bairro da Penha zona norte do Rio, depois de uma assembleia de 250 alunos.

Os estudantes do Rio de Janeiro estão em luta em apoio a greve dos professores e contra os cortes de verbas para a educação do governo do Pezão. Conforme noticiamos aqui no Esquerda Diário, os alunos reclamam da falta de estrutura e da precarização da educação como um todo e apoiam as reivindicações dos professores grevistas.

Logo no inicio da #ocupagomes a diretora da escola e dois representantes da SEEDUC (Secretaria de Estado de Educação - RJ) tentaram entrar na escola passando por cima da organização dos alunos e foram impedidos.

Segundo os alunos, decidiram ocupar a escola inspirados na primeira ocupação, na escola Mendes de Moraes, para revindicar questões estruturais, mas também da qualidade do ensino. Pedem por exemplo mais tempo de aula de filosofia e sociologia e democracia nas escolas, com eleição para o cargo de diretor da escola.

Demandas extremamente justas num cenário onde a educação é meramente uma questão de números para o governo. Na semana passada os alunos tentaram organizar uma reunião com o pais e a escola para expor os problemas e a falta de estrutura, mas foram impedidos pela diretora.

As mobilizações dos estudantes das escolas públicas do Rio de Janeiro tem se fortalecido desde fevereiro em apoio aos professores, mas começa a ter forma própria, mostrando mais uma vez o sentimento de insatisfação da juventude contra os mandos e desmandos dos governos que se expressam com métodos radicalizados como as ocupações em mais de 200 escolas que levaram os estudantes de São Paulo a vitória contra a reorganização de Geraldo Alckmin.




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias