×

ESCOLAS OCUPADAS | Seguindo exemplo de SP, secundaristas fecham avenidas de Goiânia

Mais de 20 escolas seguem ocupadas, estudantes se aliam a professores e comunidade e cortam avenidas nos últimos dias

quarta-feira 23 de dezembro de 2015 | 18:30

Em continuidade a luta contra a privatização das escolas estaduais de Goiás levada a cabo pelo governador tucano Marconi Perilo, em meio a um processo de luta que começou junto aos estudantes de São Paulo e mantém mais de 20 escolas ocupadas, estudantes secundaristas fecharam, na tarde de 22 de dezembro, a importante Avenida Goiás no centro da capital.

Seguindo exemplo dos estudantes de São Paulo, levaram cadeiras e paralisaram o transito chamando atenção da população. A manifestação é parte de uma série para impedir os ataques, uma delas havia sido no dia 19, que contou com professores de instituições federais, estaduais e municipais de ensino público, além de estudantes.

A luta dos secundaristas, que tem conseguido em parte se unificar com os professores e país é contra a privatização das escolas públicas, que segundo projeto do governo do estado de Goiás passarão a ser Organizações Sociais, as chamadas OS.

Segundo o professor Diego Campos “A educação está indo para a mão de OS, para mão de empresário que não são do meio da educação. Esse é o objetivo da luta".

As ocupações começaram no último dia 9. Na Capital os colégios Presidente Castelo Branco, Cora Coralina, Pedro Gomes, Ismael Silva de Jesus, Murillo Braga, José Lobo, Colu, IEG,Lyceu de Goiânia, Robinho Martins de Azevedo e José Carlos de Almeida estão ocupados.

Na região cidade de Aparecida de Goiânia, as ocupações chegaram às escolas Cecília Meireles, Nova Cidade e Villa Lobos.

Em Anápolis, a 55 km de Goiânia, se encontram ocupadas: Américo Borges de Carvalho, Carlos de Pina,Padre Fernando, Jad Salomão, José Ludovico de Almeida, Francisco Maria Dantas e Frei João Batista.

Já na cidade de Goiás, o Colégio de Aplicação Professor Manuel Caiado também foi ocupado pelos alunos.

Tudo indica que essa luta será longa e Esquerda Diário, tal como fez nas ocupações de São Paulo, acompanhará de perto essa importante luta. Apoie a luta dos secundaristas de Goiás e informe-se pela esquerda!




Comentários

Deixar Comentário


Destacados del día

Últimas noticias