Educação

OCUPAÇÕES PARANÁ

Secundarista paranaense: “Vocês tem o sangue do Lucas em suas mãos”

Iaci Maria

Belo Horizonte

quinta-feira 27 de outubro| Edição do dia

Ana Julia estava nitidamente nervosa, o que era de se esperar de uma jovem de 16 anos que se da a tarefa de, em nome de um movimento estadual, enfrentar os grandes e poderosos deputados estaduais e falar de igual para igual, jogando-lhes na cara que essa juventude secundarista sabe muito bem pelo que luta, conhece seus direitos e responsabilidades, assim como as responsabilidades daqueles senhores que a tentavam intimidar.

No vídeo abaixo, de 10 minutos, Ana Julia mostra que tem profundo entendimento sobre a MP 746/2016, sobre a PEC 241, sobre a PL do Escola Sem Partido e todas suas conseqüência para a juventude e as futuras gerações, mostra que os secundaristas romperam o individualismo e lutam pelos próximos. Mostra também que conhece o ECA e, baseada nesse estatuto, faz o sangue dos deputados ferver ao dizer abertamente que o Estado é responsável pela juventude e, portanto, o sangue de Lucas – secundarista assassinado dentro de uma ocupação no início da semana – está nas mãos daqueles senhores. E denuncia que eles se dizem preocupados com a juventude, mas nenhum deles se deu ao trabalho para ir ao velório de Lucas, se solidarizar com a dor da família e amigos.

O vídeo de Ana Julia viralizou porque ela teve a oportunidade de dizer na cara dos senhores deputados o que toda juventude está gritando nas mais de 1000 ocupações de escola, institutos federais e universidades pelo país. E disse muito bem! A juventude está se organizando nacionalmente para barrar os ataques à educação, para derrubar o governos golpista, mas também para questionar profundamente todo o silencio que foram educados a manter e agora querem quebrar, e por isso ocupam, por isso gritam, para se fazer ouvidos.

Ana Julia nos fez ser ouvidos de maneira emocionante, e isso foi só o começo. As ocupações continuam, a luta continua, e qualquer tragédia que acontece é total responsabilidade do Estado.

Veja abaixo o vídeo:




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